Demandas e expectativas em relação à escrita acadêmica: uma análise de narrativas de estudantes calouros

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.10120971
Mots-clés : Pedagogia, Escrita Acadêmica, Práticas de Letramento

Résumé

Neste artigo, objetiva-se examinar demandas e expectativas quanto à produção escrita acadêmica, sob a ótica de estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade federal brasileira. Trata-se de uma pesquisa ancorada nos fundamentos teórico-metodológicos dos estudos dos letramentos, particularmente dos letramentos acadêmicos, baseando-se também nos conceitos de eventos e práticas de letramento. O corpus, explorado à luz da abordagem qualitativa e da perspectiva etnográfica, é constituído por registros de transcrição de entrevistas semiestruturadas, realizadas com estudantes calouras do curso referido, que integram um banco de dados de uma pesquisa mais ampla voltada para os significados dos letramentos acadêmicos em contextos específicos. A análise das demandas e expectativas para a produção escrita acadêmica evidencia a recorrência de duas maneiras de se estabelecer relações com a escrita, nesse contexto: (1) a não apresentação de orientações quanto ao modo de escrever, ao se propor uma atividade de escrita aos alunos e (2) a apresentação de feedbacks genéricos sobre a escrita feita pelos alunos. Essas maneiras de se lidar com a escrita acadêmica parecem dificultar o processo de familiarização dos discentes com as formas de escrever demandadas na universidade, visto que, como ainda são recém-ingressos, desconhecem provavelmente as especificidades da escrita acadêmica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Doutora na Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.
Seus interesses de pesquisa são: letramentos acadêmicos, gêneros acadêmicos e escrita acadêmica.

Maria Lúcia Castanheira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Tem
pós-doutorado em Linguística Aplicada pela PUC-SP e pelo King's College London.

Références

BERNARDINO, Cibele Gadelha; ABREU, Nícollas Oliveira. A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de psicologia: um estudo sociorretórico. Raído, Dourados, v. 11, n. 27, p. 463-482, jan./jun. 2017. Disponível em https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5669. Acesso em: 17 março 2021.

BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

FERNÁNDEZ, Graciela; CARLINO, Paula. En qué se diferencian las practices de lecture y escritura de la Universidad y las de la escuela secundaria? Lectura y Vida, Buenos Aires, v. 31, n. 3, p.6-19, Sept. 2010. Disponível em: https://www.aacademica.org/paula.carlino/216.pdf. Acesso em: 17 março 2021.

FINNEGAN, Ruth. Literacy versus non-literacy. The great divide? In: HORTON, R.; FINNEGAN, R. (ed.). Modes of thought. London: Faber, 1974.

GREEN, Judith; BLOOME, David. Ethnography and ethnographers of and in education: a situated perspective. In: FLOOD, J.; HEATH, S. B; LAPP. D. (ed.). Handbook of research on teaching literacy through the communicative and visual arts. New York: Macmillan, 1995. p. 181-202.

HEATH, Shirley Brice. Protean shapes in literacy events: ever-shifting oral and literate traditions. In: TANNEN, Deborah. (org.). Spoken and written language: exploring orality and literacy. Norwood, N.J.: Ablex, 1982. p. 91-117.

HEATH Shirley Brice; STREET, Brian. On ethnografy: approaches to language and literacy research. New York: Teachers College Press, 2009.

HYLAND, Ken. Disciplinary discourse: social interactions in academic writing. London: Longman, 2004 [2000].

KLEIMAN, Angela (org.). Significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, Angela; ASSIS, Juliana Alves. (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. – (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).

LEA, Mary; STREET, Brian. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, Jun. 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 17 março 2021.

LILLIS, Thereza. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.

LILLIS, Thereza. Student Writing: Acess, Regulation, Desire. Literacies. UK: Routledge, Taylor & Francis e-Library, 2001.

MARCUSCHI, Antônio Luiz. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1991.

PACHECO, Jorge Tércio Soares. O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de Nutrição: uma investigação sociorretórica. 2016. 201 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Mestrado em Linguagem e Interação: Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UECE-0_3c9957d8667174e6bd7142790eff94fd. Acesso em: 17 março 2021.

PATAI, Daphne. Brazilian women speak – contemporary life. Rutgers: The State University, 1988. p. 1-38.

SCRIBNER, Sylvia. COLE, Michael. The psychology of literacy. Cambridge: Harvard University, 1981.

SPRADLEY, James. The ethnographic interview. New York: Holt, Rinehart, & Winston, 1979.

STREET, Brian. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

STREET, Brian. (org.). Introduction: the new literacy Studies. In: STREET, Brian. Cross Cultural Approaches to Literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

STREET, Brian. Literacy events and literacy practices: theory and practice in the New Literacy Studies. In: MARTIN-JONES, M.; JONES, K. E. (org.). Multilingual Literacy: reading and writing different worlds.Amsterdã/Filadélfia: John Benjamins, 2001, p. 17- 29.

STREET, Brian. What’s “New” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Teachers College, Columbia, University, v. 5, n. 2, p. 77-91, May. 2003. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/cice/pdf/25734_5_2_Street.pdf. Acesso em: 17 março 2021.

STREET, Brian. 'Hidden’ Features of Academic Paper Writing'. Educational Linguistics, University of Pennsylvania, v. 24, n. 1, p. 1-17, Spring 2009. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/214161649.pdf. Acesso em: 17 março 2021.

STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos de letramento. In: MAGALHÃES, Isabel. (org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campina, SP: Mercado de Letras, 2012. p. 69-92.

STREET, Brian. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Cad. CEDES, Campinas, v.33 n. 89, p. 51-71. jan./abril, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622013000100004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 17 março 2021.

STREET, Brian. Letramentos sociais – abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

SWALES, John. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

WINGATE, Ursula. The impact of formative feedback on the development of academic writing. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 35, n. 5, p. 519-533, Aug. 2010. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/impact-formative-feedback-development-academicwriting-ursula-wingate/e/10.4324/9781315872322-9. Acesso em: 17 março 2021.

Publiée

mai 29, 2021

Comment citer

SILVA, E. M. da; CASTANHEIRA, M. L. Demandas e expectativas em relação à escrita acadêmica: uma análise de narrativas de estudantes calouros. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 2, p. 170–188, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10120971. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2008. Acesso em: 22 nov. 2024.

Rubrique

Artigos de temas livres