Ação Poética Evocare: experiências com poesia em sala de aula

Auteurs

  • Alinne de Morais Oliveira Cordeiro UFPB
  • Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti UFPB
Mots-clés : Letramento, Arte, Poesia, Intervenções

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.926

Sabemos que a linguagem poética ainda não é explorada como deveria. O domínio oral e interpretativo por parte dos alunos, e por vezes dos professores, é preocupante, deixando evidente uma lacuna nos processos até então vivenciados nas salas de aula. O gênero poema, conforme nos coloca Pinheiro (2002), tem sido, ainda, o menos prestigiado no fazer pedagógico. Não temos, concretamente, muita produção e nem trabalho efetivo com poesia em nossas escolas. Tendo em vista essa questão, este trabalho tem como objetivo geral relatar experiências proporcionadas pelo projeto de extensão denominado “Ação Poética Evocare”, o qual tem como propósito incentivar o gosto pela leitura de textos literários, através de um trabalho interdisciplinar, desenvolvendo habilidades artísticas dos participantes. Composto por professores e alunos da UFPB, o grupo apresenta performances, envolvendo literatura, teatro, dança, música e artes visuais, em eventos acadêmicos e culturais, como também presta assessoria, através de palestras e oficinas, às escolas públicas que queiram desenvolver atividades nessa mesma linha. O resultado das intervenções e do diálogo da universidade com professores e educandos da escola básica, partindo da faceta imagética da poesia e de suas amplas conexões com as práticas teatrais, vocais e corporais, expõe e incentiva o manuseio do texto poético, possibilitando um espaço único e prazeroso para o desenvolvimento da arte e da cultura em sala de aula. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Alinne de Morais Oliveira Cordeiro, UFPB

Graduanda em Letras. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti, UFPB

Doutora em Linguística. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Références

ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2005.

CANDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

PAES, J. A aventura literária: ensaio sobre ficção e ficções. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

______. Poemas para brincar. 1. ed. São Paulo: Ática, 1990.

PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. 3. ed. Campina Grande: Bagagem, 2007.

SPOLIN, V. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ZILBERMAN, R. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, M. A.;

REZENDE, N. L. de; FALEIROS, R. J. (Org.). Leitura de literatura na escola. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013.

Publiée

octobre 15, 2023

Comment citer

CORDEIRO, A. de M. O. .; CAVALCANTI, M. de O. C. . Ação Poética Evocare: experiências com poesia em sala de aula. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 1, p. 203–219, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1569. Acesso em: 22 juill. 2024.

Rubrique

Artigos de temas livres