Entre o conto e a graphic novel: literatura comparada e formação do leitor a partir de “A terceira margem do rio”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14542520
Palabras clave: A terceira margem do rio, Conto, História em Quadrinhos., Literatura Comparada., Formação do leitor.

Resumen

O artigo apresenta uma análise comparativa entre o conto “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa, e a adaptação homônima em graphic novel, com roteiro de Maria Helena Rouanet e arte de Thaís dos Anjos. A HQ é parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) enviada em 2013 para as escolas públicas de ensino médio, correspondendo, assim, a mais um texto presente nas salas de leitura e bibliotecas das escolas com a finalidade de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura. O objetivo do estudo é refletir sobre a abordagem do texto literário canônico a partir do diálogo com a linguagem contemporânea da história em quadrinhos (HQ), enveredando pelo comparativismo literário e pela reflexão sobre as relações entre literatura e outras linguagens na formação do leitor. Para tanto, são revisitadas concepções e perspectivas críticas atuais acerca da leitura, da literatura, da literatura comparada e da HQ, no sentido de mostrar a partir da análise comparativa de linguagens artísticas e literárias diferentes um viés de leitura potente e instigante. Para tanto, servem-nos de aporte teórico os/as estudiosos/as Bordini e Aguiar (1988), Scliar (2008), Colomer (2007) e Pinheiro (2020), no que concerne à leitura, formação de leitores e leitura literária no ensino médio; Abreu (2006) no tocante à concepção de literatura como prática histórica e cultural; Carvalhal (2006) sobre literatura comparada e Eisner (2010), Vergueiro (2020) e Ramos (2019) sobre a linguagem dos quadrinhos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Santos Melo, Universidade Estadual da Paraíba

Professor substituto de Literatura de Língua Portuguesa e Teoria Literária na FALLA (Faculdade de Linguística, Letras e Artes), Campus I (Campina Grande), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutor em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB). Tem interesse por temáticas que versam sobre literatura brasileira contemporânea, teoria literária e literatura e intermidialidade, com foco em História em Quadrinhos e seus desdobramentos.

Ana Lúcia Maria de Souza Neves, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Doutora Associada-DE da Faculdade de Letras, Linguística e Artes da Universidade Estadual da Paraíba, campus I. Atua nas seguintes ares: Teoria da Literatura, literatura de autoria feminina, literatura infantil e juvenil e literatura e ensino.

Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Letras (1992), Mestrado (1998) e Doutorado (2023) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. É professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, com lotação na FALLA (Faculdade de Linguística, Letras e Artes) onde atua como professora da graduação e como colaboradora do Projeto de Extensão Nas asas da leitura. Tem interesse em pesquisas na área de leitura, com foco em formação do leitor e ensino.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: a formação do

leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988

CAGNIN, Antônio Luis. Os quadrinhos. São Paulo: Ática, 1975.

CANDIDO, Antonio. O homem dos avessos. In: COUTINHO, Eduardo F. Guimarães Rosa.

Coleção Fortuna Crítica. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1991.

CARVALHAL, Tania Franco. Literatura Comparada. São Paulo: Ática, 1986.

CASTRO, Décio Antônio de. Primeiras Estórias: roteiro de Leitura. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1993.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad.: L.

Sandroni. SãoPaulo: Global, 2007.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2006.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: Princípios e Práticas do Lendário Cartunista. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FEIJÓ, Mário. O prazer da leitura: como a adaptação de clássicos ajuda a formar leitores. São Paulo: Ática, 2012.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Leitura como objeto de investigação. Educação &

contemporaneidade. Revista da FAEEBA, v.13, n. 21, jan/jun. 2004, p.13-22.

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução André Cechinel. Florianopólis: editora da UFSC, 2011.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São

Paulo:Editora Unesp, 2019.

LUDMER, Josefina. Literatura pós-autônomas. Sopro: Panfleto Político-cultural, Desterro, p. 1-6, 2010. Disponível em: https://goo.gl/q4bHaz. Acesso em 05/07/2024.

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio deJaneiro: Objetiva, 2002.

PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB). Proposta Curricular do Estado da Paraíba: ensino médio. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/arquivos/pdfs/PropostaCurriculardoEnsinoMdiodaParabaPCEMPB23.pdf. Acesso em: 03/07/2024.

PINHEIRO, Hélder; RODRIGUES, Etiene Mendes. De São Saruê à Casa da

madrinha: Literatura de cordel e literatura infantil. Revista Cerrados, v. 25, n. 42, p.

-180, 2016.

PINHEIRO, Hélder. O preço do jumento: poesia em contexto de ensino. Campina Grande: EDUFCG, 2020.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2019.

ROSA, João Guimarães. “A terceira margem do rio”. In: ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. 15. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p. 77-82.

ROUANET, Maria Helena; ANJOS, Thaís dos. A terceira margem do rio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

SANTOS et al. Abordagens comparativistas nos estudos literários e interartes. In: Linha D’Água: São Paulo, v. 35, n. 03, p. 1-10, set.-dez. 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/205097 Acesso em: 03/07/2024

SCLIAR, Moacyr. O valor simbólico da leitura. In: AMORIM (org.). Retratos de

leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-livro, 2008.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Vol. 1, João Pessoa, 2006.

Seminário Internacional Guimarães Rosa: Veredas de Rosa. Belo Horizonte: Puc Minas, 2000.

VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, Angela (Org). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

YUNES, Eliana (org.). Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro: Ed. PUC – Rio;

SãoPaulo: Loyola, 2002.

Publicado

diciembre 23, 2024

Cómo citar

MELO, B. S.; NEVES, A. L. M. de S.; SOUSA, A. C. L. da C. . Entre o conto e a graphic novel: literatura comparada e formação do leitor a partir de “A terceira margem do rio”. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 4, p. e4721, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14542520. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/4721. Acesso em: 26 dic. 2024.

Sección

Dossiê: Literatura comparada e ensino de literatura - n. 3, 2024