Entre o conto e a graphic novel: literatura comparada e formação do leitor a partir de “A terceira margem do rio”

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DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.14542520
Mots-clés : A terceira margem do rio, Conto, História em Quadrinhos., Literatura Comparada., Formação do leitor.

Résumé

O artigo apresenta uma análise comparativa entre o conto “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa, e a adaptação homônima em graphic novel, com roteiro de Maria Helena Rouanet e arte de Thaís dos Anjos. A HQ é parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) enviada em 2013 para as escolas públicas de ensino médio, correspondendo, assim, a mais um texto presente nas salas de leitura e bibliotecas das escolas com a finalidade de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura. O objetivo do estudo é refletir sobre a abordagem do texto literário canônico a partir do diálogo com a linguagem contemporânea da história em quadrinhos (HQ), enveredando pelo comparativismo literário e pela reflexão sobre as relações entre literatura e outras linguagens na formação do leitor. Para tanto, são revisitadas concepções e perspectivas críticas atuais acerca da leitura, da literatura, da literatura comparada e da HQ, no sentido de mostrar a partir da análise comparativa de linguagens artísticas e literárias diferentes um viés de leitura potente e instigante. Para tanto, servem-nos de aporte teórico os/as estudiosos/as Bordini e Aguiar (1988), Scliar (2008), Colomer (2007) e Pinheiro (2020), no que concerne à leitura, formação de leitores e leitura literária no ensino médio; Abreu (2006) no tocante à concepção de literatura como prática histórica e cultural; Carvalhal (2006) sobre literatura comparada e Eisner (2010), Vergueiro (2020) e Ramos (2019) sobre a linguagem dos quadrinhos.

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Bibliographies de l'auteur

Bruno Santos Melo, Universidade Estadual da Paraíba

Professor substituto de Literatura de Língua Portuguesa e Teoria Literária na FALLA (Faculdade de Linguística, Letras e Artes), Campus I (Campina Grande), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutor em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB). Tem interesse por temáticas que versam sobre literatura brasileira contemporânea, teoria literária e literatura e intermidialidade, com foco em História em Quadrinhos e seus desdobramentos.

Ana Lúcia Maria de Souza Neves, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Doutora Associada-DE da Faculdade de Letras, Linguística e Artes da Universidade Estadual da Paraíba, campus I. Atua nas seguintes ares: Teoria da Literatura, literatura de autoria feminina, literatura infantil e juvenil e literatura e ensino.

Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Letras (1992), Mestrado (1998) e Doutorado (2023) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. É professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, com lotação na FALLA (Faculdade de Linguística, Letras e Artes) onde atua como professora da graduação e como colaboradora do Projeto de Extensão Nas asas da leitura. Tem interesse em pesquisas na área de leitura, com foco em formação do leitor e ensino.

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Publiée

décembre 23, 2024

Comment citer

MELO, B. S.; NEVES, A. L. M. de S.; SOUSA, A. C. L. da C. . Entre o conto e a graphic novel: literatura comparada e formação do leitor a partir de “A terceira margem do rio”. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 4, p. e4721, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14542520. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/4721. Acesso em: 26 déc. 2024.

Rubrique

Dossiê: Literatura comparada e ensino de literatura - n. 3, 2024