Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer

Autores/as

  • Paulo Ricardo Soares PEREIRA UFCG
Palabras clave: Resenha

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.193

A produção de textos acadêmicos configura-se como uma prática necessária e imprescindível na vida acadêmica dos alunos no ensino superior. Perante as várias demandas dos professores e exigências curriculares, os estudantes se deparam com diferentes gêneros, estruturas e objetivos, tendo frequentemente no processo de produção – escrita – dos textos acadêmicos uma verdadeira odisseia, não
deixando assim, de fazer a célebre pergunta: Professor, como é que se faz? Independente dos motivos que justifiquem o não reconhecimento e/ou a falta de proficiência diante à exigência de produção de um determinado gênero em nível acadêmico, é indiscutível que esses alunos precisam discutir, analisar e compreender os procedimentos específicos que circundam cada tipo de trabalho/produção de um texto (gênero) acadêmico. Neste sentido, ao longo de cinco capítulos da obra, Professora, como é que se faz?, organizada pela professora Elizabeth Maria da Silva, são propostos e discutidos mecanismos de elaboração,de retextualização e didatização de gêneros representativos desse tipo de escrita – a acadêmica – como o esquema, o resumo, a resenha e o artigo de pesquisa. A leitura deste livro nos permite prontamente compreendê-lo como uma alternativa de auxílio para que estudantes desenvolvam sua competência comunicativa, essencialmente, da escrita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

octubre 22, 2023

Cómo citar

PEREIRA, P. R. S. . Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 2, n. 2, p. 162–169, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1867. Acesso em: 22 jul. 2024.

Sección

Resenhas

Artículos similares

    

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.