Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer

Authors

  • Paulo Ricardo Soares PEREIRA UFCG

Keywords:

Resenha

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.193

A produção de textos acadêmicos configura-se como uma prática necessária e imprescindível na vida acadêmica dos alunos no ensino superior. Perante as várias demandas dos professores e exigências curriculares, os estudantes se deparam com diferentes gêneros, estruturas e objetivos, tendo frequentemente no processo de produção – escrita – dos textos acadêmicos uma verdadeira odisseia, não
deixando assim, de fazer a célebre pergunta: Professor, como é que se faz? Independente dos motivos que justifiquem o não reconhecimento e/ou a falta de proficiência diante à exigência de produção de um determinado gênero em nível acadêmico, é indiscutível que esses alunos precisam discutir, analisar e compreender os procedimentos específicos que circundam cada tipo de trabalho/produção de um texto (gênero) acadêmico. Neste sentido, ao longo de cinco capítulos da obra, Professora, como é que se faz?, organizada pela professora Elizabeth Maria da Silva, são propostos e discutidos mecanismos de elaboração,de retextualização e didatização de gêneros representativos desse tipo de escrita – a acadêmica – como o esquema, o resumo, a resenha e o artigo de pesquisa. A leitura deste livro nos permite prontamente compreendê-lo como uma alternativa de auxílio para que estudantes desenvolvam sua competência comunicativa, essencialmente, da escrita.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-10-22

How to Cite

PEREIRA, Paulo Ricardo Soares. Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 2, n. 2, p. 162–169, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1867. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.