Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos

Autores/as

  • Walter Vieira Barros Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
  • Marco Antônio Margarido Costa Universidade Federal de Campina Grande
Palabras clave: Letramentos, Multimodalidade, Ensino de Língua Inglesa

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.811

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa (PIBIC/CNPq-UFCG 2015-2016) que investigou práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos letramentos em cursos de formação de professores de língua inglesa. Tal perspectiva teórica busca capacitar o professor para atender às novas formas de comunicação e construção de conhecimento da sociedade atual – globalizada, tecnologizada, heterogênea e complexa (COPE; KALANTZIS, 2000; MATTOS, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011a). Para essa investigação, foi realizado o estudo dos dez capítulos que compõem a obra Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa (ZACCHI; STELLA, 2014), visando identificar quais práticas apresentavam de forma mais evidente os fundamentos dos letramentos. Neste artigo, discutimos acerca dos exemplos apresentados nos capítulos de Façanha (2014), Maciel (2014) e Silva (2014), por abordarem a multimodalidade de acordo com a perspectiva teórica aqui adotada. Ademais, procuramos identificar, como base nos estudos de Kalantzis e Cope (2005), os movimentos do conhecimento mobilizados em tais práticas. Com a análise, percebemos que as referidas práticas possibilitam a compreensão de que as interpretações e as verdades tidas como únicas são contingentes e situadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Walter Vieira Barros, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Mestrando e bolsista (CAPES) do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino na Universidade
Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Marco Antônio Margarido Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo –
FFLCH/USP. Professor da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Citas

BEZEMER, J. KRESS, G. Changing text: a social semiotic analysis of textbooks. Designs for learning, Sweden, v. 3, n.1-2, p. 10-29, dec., 2010.

CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, v. 4, n. 9, 2001.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literary learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

FAÇANHA, M. A. V. Formação continuada de professores: ensino de inglês e a construção do cidadão crítico. In: ZACCHI, V.; STELLA, P. R. (Orgs.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: Edufal, 2014, p. 199-223.

FERRAZ, D. M. Letramento Visual: As Imagens e as Aulas de Inglês. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (Orgs). Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, p. 255 – 270.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Learning by design. Melbourne, VSIC, 2005.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies: everyday practices and social learning. Open University Press, Maidenhead, UK, 2011.

LEMKE, J. Towards Critical Multimedia Literacy: Technology, Research, and Politics. In: MCKENNA, M.; REINKING, D.; LABBO, L.; KIEFFER, R. (Eds.). International Handbook of Literacy & Technology, v2. Mahwah, NJ: Erlbaum. 2006, p. 3-14.

KRESS, G. Multimodality. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000, p. 182-202.

MACIEL, R. F. “Eu sei o que é bom pra você!” A lógica da emancipação revisitada e a formação de professores. In: ZACCHI, V.; STELLA, P. R. (Orgs.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: Edufal, 2014, p. 247-268.

MATTOS, A. M. A. Ensino de Inglês como Língua Estrangeira na Escola Pública: Letramentos, Globalização e Cidadania. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

MIZAN, S. Letramento Visual na Mídia. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (Orgs). Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, p. 271 – 282

MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C.H.; MACIEL, R. F. Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013, p. 31-50.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: Métodos ou ética? In: JORDÂO, C. M.; MARTINEZ, J.Z.; HALU, R. C. (Orgs.). Formação “desformatada”: Práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes, 2011a, p. 279-303.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.; ARAUJO, V. A. (Orgs.) Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011b, p. 128-140.

SILVA, S. B. Letramentos críticos com texto visual – investigando caminhos na formação de professores para a contemporaneidade. In: ZACCHI, V.; STELLA, P. R. (Orgs.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: Edufal, 2014, p. 161-180.

ZACCHI, V.; STELLA, P. R. (Orgs.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: Edufal, 2014.

Publicado

octubre 16, 2023

Cómo citar

BARROS, W. V. .; COSTA, M. A. M. . Multimodalidade e ensino de língua inglesa na perspectiva dos letramentos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 2, p. 132–143, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1629. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Artigos de temas livres

Artículos más leídos del mismo autor/a