Normalização de textos escritos no ensino superior

Autores/as

  • Danielly Thaynara da Fonseca Silva UFCG
  • Márcia Candeia Rodrigues UFCG
Palabras clave: Normalização, Escrita Acadêmica, Normas Brasileiras de Referência

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.894   A escrita no ensino superior particulariza- se por estar associada ao uso e ao domínio de diversas normas de apresentação e de organização, conforme as Normas Brasileiras de Referência (NBRs), fornecidas pela ABNT. Conforme essa prática, objetivamos, de forma geral: Identificar, em diferentes áreas do conhecimento, o papel da ABNT e de diferentes NBRs na produção escrita do ensino superior. E, de modo específico: 1) Analisar documentos que atestem a adoção das NBRs como orientação e normalização da escrita acadêmica; 2) Descrever o que alunos de graduação revelam conhecer sobre as NBRs que orientam a produção e a organização de textos acadêmicos. Esta pesquisa insere-se no paradigma qualitativo e interpretativo de investigação (TOZZONI-REIS, 2010), na análise dos planos de curso das disciplinas que direta ou indiretamente adotam as NBRs para normalizar a apresentação dos gêneros escritos, dos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-PB). Enquanto resultado, os dados apontam que os planos de cursos não sinalizam de forma explícita e recorrente a prática de normalização de textos acadêmicos, o que pode impliicar em exaustivas tentativas de adequação do que se escreve ao conjunto de normas requisitadas pela própria disciplina ou instituição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielly Thaynara da Fonseca Silva, UFCG

Graduanda do Curso de Letras - Português, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG,
Campina Grande, PB, Brasil.

Márcia Candeia Rodrigues, UFCG

Doutora, Professora, UAL, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campina Grande, PB,
Brasil.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028. Informação e documentação – Resumo – Procedimento. 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724. Informação e documentação — Trabalhos Acadêmicos – Apresentação. 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520. Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10719. Informação e documentação - Apresentação de relatórios técnico-científico. Apresentação. 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287. Informação e documentação - Projeto de Pesquisa – Apresentação. 2011.

AUERBACH, Elsa. The Power of Writing, the Writing of Power: Approaches to adult ESOL writing instruction. Focus on Basics, v. 3, Issue D, 1999.

BAZERMAN, Charles. Escrita, Gênero e Interação Social. Trad. Ângela Paiva Dionísio, Judith C. Hoffnagel (org.). São Paulo: Cortez, 2007.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. Revista Portuguesa de Educação. Ano/Vol. 16. 002. Universidade do Ninho. Braga, Portugual, 2003.

FISCHER, Adriana. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 340 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de PósGraduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

IVANIČ, Roz. Discourses of Writing and Learning to Write. Language and Education, Vol. 18, No. 3, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor)

RODRIGUES, M. C. Normalização e estratégias de escrita de textos no ensino superior. PIBIC 2014-2015. CNPQ/UFCG. 2014.

RODRIGUES, M. C. Normalização e estratégias de aprendizagem da produção escrita no ensino superior. PIBIC 2015-2016. CNPQ/UFCG. 2015.

RUSSELL, D. R.; LEA, M.; PARKER, J.; STREET, B.; DONAHUE, T. Exploring notions of genre in “academic literacies” and “Writing Across the Curriculum”: approaches across countries and contexts. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (Eds.). Genre in a changing world. Fort Collins: The WAC Clearinghouse/West Lafayette: Parlor Press, 2009. p. 395-423.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240p.

TOZONI-REIS. Marília F. de Campos. A pesquisa e a produção de conhecimentos. São Paulo: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2010.

Publicado

octubre 15, 2023

Cómo citar

SILVA, D. T. da F. .; RODRIGUES, M. C. Normalização de textos escritos no ensino superior. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 1, p. 183–202, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1568. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Artigos de temas livres