O oco, o mundo: teatralidade e resistência ao sofrimento

Autores/as

  • Henrique Furtado de Melo Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Maria Carolina de Godoy Universidade Estadual de Londrina – UEL
Palabras clave: Impulso criativo, Espaço transicional, Teatralidade, Michael Ende

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.1181

Em torno do livro infantil O teatro de sombras de Ofélia (2000), de Michael Ende, nesse artigo pensamos o conceito de teatralidade como um movimento de criação por meio do qual a protagonista pode resistir ao sofrimento. Pondo em diálogo, fundamentalmente, os conceitos de espaço transicional e impulso criativo, de D.W. Winnicott (1975), ritornelização, da esquizoanálise, e as discussões sobre teatralidade registradas por Sarrazac em A invenção da teatralidade (2013), observamos o corpus como espécie de manifesto em defesa da dor e do sentir a dor como experiência de recriação da vivência a partir da ruína. Inicialmente trazemos reflexões, em diálogo com a obra de Michael Ende, a respeito da arte e do brincar criativo como mecanismos de construção de um espaço de estabilidade e amadurecimento. Para tanto nos baseamos especialmente nos trabalhos de Antonio Candido, Todorov, Michèle Petit e Winnicott. Posteriormente trazemos uma proposição de leitura a partir de elementos da composição teatral que se destacam no corpus, buscando compreender a relação entre eles, o efeito de teatralidade, o conceito de espaço transicional de Winnicott e um movimento de resistência ao sofrimento realizado pela protagonista.

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Biografía del autor/a

Henrique Furtado de Melo, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Mestre em estudos literários e doutorando bolsista da Fundação Araucária, Universidade Estadual de
Londrina – UEL, Londrina, Paraná, Brasil.

Maria Carolina de Godoy, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutora em estudos literários, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, Paraná, Brasil.

Citas

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Publicado

octubre 13, 2023

Cómo citar

MELO, H. F. de .; GODOY, M. C. de . O oco, o mundo: teatralidade e resistência ao sofrimento . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 1, p. Port. 97–111 / Eng. 96, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1477. Acesso em: 22 dic. 2024.

Sección

Artigos de temas livres