Romance juvenil: panorama via prêmio jabuti (2007-2017)
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1185
Este artigo apresenta um panorama da produção literária de romances juvenis dos títulos contemplados pelo Prêmio Jabuti (2007 – 2017). Para a realização deste estudo, tomamos como aporte teórico investigações acerca da Literatura Juvenil realizadas por Ceccantini (2004; 2010), Cruvinel (2009), Delbrassine (2006), Gregorin Filho (2011), Zappone (2015), entre outros. A seleção do corpus que compõe esta pesquisa pautou-se na importância que o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes assume frente à comunidade científico-acadêmica quanto à qualidade e confiabilidade enquanto repositório de estudos, e no prestígio que é conferido ao Prêmio Jabuti – promovido pela Câmara Brasileira do Livro. Os resultados apontam para um panorama em que a produção editorial de qualidade do romance juvenil se destaca frente ao demais gêneros. Apesar disso, constatamos, dentro da delimitação da pesquisa, que esse tipo de narrativa ainda não tem recebido a devida atenção de investigadores e estudiosos da área, necessitando ampliação e aprofundamento dos seus estudos em âmbito nacional e internacional.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira; CECCANTINI, João Luís; MARTHA, Alice Áurea Penteado. (Orgs.). Narrativas juvenis: geração 2000. São Paulo: Cultura Acadêmica, Assis: ANEP, 2012.
CECCANTINI, João Luís; PEREIRA, Rony Farto (Orgs.). Narrativas juvenis: outros modos de ler. São Paulo: Editora UNESP, Assis: ANEP, 2008.
_____. Perspectivas de pesquisa em literatura infanto-juvenil. In: CECCANTINI, João Luís (Org.). Leitura e literatura infanto-juvenil: memória de gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: ANEP, 2004, p. 19-37.
_____. Uma estética da formação: vinte anos de literatura juvenil brasileira premiada (1978-1997). Tese (Doutorado), Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP, 2000.
CRUVINEL, Larissa Warzocha Fernandes. Narrativas juvenis brasileiras: em busca da especificidade do gênero. Tese de Doutorado em Letras e Linguística, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2009.
DELBRASSINE, Daniel. Le roman pour adolescents aujourd’hui: écriture, thématiques et réception. Liège: Scérén, 2006.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & sociedade. V. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.
PRADES, Dolores. Literatura juvenil ou leitura juvenil? Revista Emília. Jan. 2012. Seção Polêmicas e Reflexões. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2018.
ROBLEDO, Beatriz Helena. Literatura juvenil, ou uma maneira jovem de ler literatura? Revista Emília. Nov. 2011. Seção Cultura Jovem. Disponível em: < http://revistaemilia.com.br/literatura-juvenil/>. Acesso em: 27 jul. 2018.
TURCHI, Maria Zaira. Narrativas juvenis: a inovação literária em busca do leitor. FronteiraZ. N. 17, p. 81-92, 2016.
ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Narrativa juvenil brasileira no acervo PNBE 2013: faces urbanas da representação social. Revista Teias. V. 16, n. 41, p. 89-107, 2015.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.