COVID EM FOCO: UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Resumen
As redes sociais vêm desempenhando um importante papel na propagação de informações acerca da covid-19. No entanto, o alto fluxo de notícias veiculadas tem, propiciado a divulgação de informações falsas, que podem gerar pânico e desinformação. Diante disso, o projeto intitulado “Mídias sociais e a promoção da saúde no enfrentamento da covid-19”, realizado por discentes da Universidade Federal de Campina Grande, objetivou o compartilhamento de informações baseadas em evidências científicas sobre a covid-19 e a saúde no contexto da pandemia, utilizando as mídias sociais, com vigência de agosto a dezembro de 2020. Para tanto, foram criadas páginas do projeto no Instagram, Facebook e Google Sites, utilizando o título “Covid em Foco”. Nas referidas plataformas, foram divulgados semanalmente vídeos educativos, textos e quizzes produzidos pela equipe executora, abordando os seguintes temas: formas de prevenção contra a covid-19; correlações da doença com a gestação, a hipertensão arterial sistêmica e outras comorbidades; violência doméstica e saúde mental no contexto da pandemia; mecanismo de ação das vacinas, dentre outros. As ações educativas desenvolvidas possibilitaram o esclarecimento de dúvidas e a interação do público-alvo, que se mostrou participativo durante todo o período de execução do projeto. Por serem didáticos, os vídeos e textos produzidos facilitaram o alcance a diferentes tipos de público e estimularam o compartilhamento de informações baseadas em evidências científicas. No atual momento, disseminar informações verdadeiras sobre a covid-19 nos meios digitais é uma forma eficaz de alcançar a população e promover saúde. Assim, depreende-se que o objetivo proposto foi alcançado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Guilherme Araújo Mota, Maria Eduarda Alves Oliveira, Milena Ramos Tomé, Laurita da Silva Cartaxo, Marilena Maria de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.