ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: DESAFIOS PARA UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO
Resumo
A capacitação em primeiros socorros nas escolas do Brasil ainda é algo limitado, apesar de ser importante, poucas instituições a oferecem. Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada pelos extensionistas durante a execução do projeto “ Primeiros Socorros na Escola: aplicando a Lei Lucas como estratégia e capacitação de enfrentamento a Covid-19”, durante a vigência de 2020. As atividades foram desenvolvidas remotamente de setembro a dezembro de 2020, por estudantes de enfermagem e de medicina do CFP/UFCG e do CCBS/UFCG. Profissionais da rede pública de educação infantil de Cajazeiras-PB e de Pombal-PB foram o público-alvo. As plataformas digitais utilizadas foram o Whatsapp, para comunicação, o Google Meet, para as capacitações, e o Instagram para publicação de posts educativos e realização das lives com convidados. Foram elaborados e disponibilizados ao público uma apostila e questionários online, as capacitações aconteciam duas vezes na semana. Constatou-se um déficit relativo a conhecimentos básicos de primeiros socorros, havendo unanimidade quanto ao reconhecimento da importância desse saber. O projeto teve boa aceitação do público-alvo, um dos desafios encontrados foi a adaptação destes à realidade virtual. Durante as videoconferências o público pode adquirir saberes, tirar dúvidas, exercitar o conhecimento, interagir e compartilhar relatos. Evidenciou-se assim a importância das capacitações para aprendizado em primeiros socorros.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Catarina Barros Taveira, George Antunes de Souza, Julya Caroline Bezerra Pavão Santos, Karoline Vituriano de Souza Cartaxo, Priscilla Ferreira, Laurita da Silva Cartaxo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.