ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: DESAFIOS PARA UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO
Resumo
A capacitação em primeiros socorros nas escolas do Brasil ainda é algo limitado, apesar de ser importante, poucas instituições a oferecem. Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada pelos extensionistas durante a execução do projeto “ Primeiros Socorros na Escola: aplicando a Lei Lucas como estratégia e capacitação de enfrentamento a Covid-19”, durante a vigência de 2020. As atividades foram desenvolvidas remotamente de setembro a dezembro de 2020, por estudantes de enfermagem e de medicina do CFP/UFCG e do CCBS/UFCG. Profissionais da rede pública de educação infantil de Cajazeiras-PB e de Pombal-PB foram o público-alvo. As plataformas digitais utilizadas foram o Whatsapp, para comunicação, o Google Meet, para as capacitações, e o Instagram para publicação de posts educativos e realização das lives com convidados. Foram elaborados e disponibilizados ao público uma apostila e questionários online, as capacitações aconteciam duas vezes na semana. Constatou-se um déficit relativo a conhecimentos básicos de primeiros socorros, havendo unanimidade quanto ao reconhecimento da importância desse saber. O projeto teve boa aceitação do público-alvo, um dos desafios encontrados foi a adaptação destes à realidade virtual. Durante as videoconferências o público pode adquirir saberes, tirar dúvidas, exercitar o conhecimento, interagir e compartilhar relatos. Evidenciou-se assim a importância das capacitações para aprendizado em primeiros socorros.
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© 2021 Catarina Barros Taveira, George Antunes de Souza, Julya Caroline Bezerra Pavão Santos, Karoline Vituriano de Souza Cartaxo, Priscilla Ferreira, Laurita da Silva Cartaxo
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