COVID EM FOCO: UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Resumo
As redes sociais vêm desempenhando um importante papel na propagação de informações acerca da covid-19. No entanto, o alto fluxo de notícias veiculadas tem, propiciado a divulgação de informações falsas, que podem gerar pânico e desinformação. Diante disso, o projeto intitulado “Mídias sociais e a promoção da saúde no enfrentamento da covid-19”, realizado por discentes da Universidade Federal de Campina Grande, objetivou o compartilhamento de informações baseadas em evidências científicas sobre a covid-19 e a saúde no contexto da pandemia, utilizando as mídias sociais, com vigência de agosto a dezembro de 2020. Para tanto, foram criadas páginas do projeto no Instagram, Facebook e Google Sites, utilizando o título “Covid em Foco”. Nas referidas plataformas, foram divulgados semanalmente vídeos educativos, textos e quizzes produzidos pela equipe executora, abordando os seguintes temas: formas de prevenção contra a covid-19; correlações da doença com a gestação, a hipertensão arterial sistêmica e outras comorbidades; violência doméstica e saúde mental no contexto da pandemia; mecanismo de ação das vacinas, dentre outros. As ações educativas desenvolvidas possibilitaram o esclarecimento de dúvidas e a interação do público-alvo, que se mostrou participativo durante todo o período de execução do projeto. Por serem didáticos, os vídeos e textos produzidos facilitaram o alcance a diferentes tipos de público e estimularam o compartilhamento de informações baseadas em evidências científicas. No atual momento, disseminar informações verdadeiras sobre a covid-19 nos meios digitais é uma forma eficaz de alcançar a população e promover saúde. Assim, depreende-se que o objetivo proposto foi alcançado.
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© 2021 Guilherme Araújo Mota, Maria Eduarda Alves Oliveira, Milena Ramos Tomé, Laurita da Silva Cartaxo, Marilena Maria de Souza
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