MÍDIAS SOCIAIS E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Resumo
Com o surgimento da covid-19, transmitida pelo vírus Sars-CoV-2, diversas mudanças sociais, econômicas e biológicas se instauraram no planeta, desdobrando -se em efeitos deletérios que envolvem a saúde mental de todos, incluindo o aumento nos níveis de estresse e ansiedade dos indivíduos. Diante do crescente número de casos no Brasil e no mundo, o isolamento social, o uso de aplicativos populares no celular, como o Whatsapp, tornou-se um aliado na manutenção de cuidados integrais à saúde da população. Dessa forma, o projeto intitulado “Mídias sociais e a promoção da saúde no enfrentamento da covid-19” teve como objetivo promover ações educativas acerca da covid-19 e suas consequências por meio de um grupo no Whatsapp composto por usuários cadastrados em uma unidade básica de saúde, no período de agosto a dezembro de 2020, sendo realizado por discentes do curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande. Foram abordadas com os discentes e os usuários da UBS PAPS/Casas Populares, na cidade de Cajazeiras-PB, temas relacionados à covid-19, através de vídeos, áudios e textos. Houve também uma entrevista com os usuários sobre suas principais dúvidas e sugestões para o prosseguimento do projeto. Os principais tópicos discutidos foram as formas de proteção contra a Covid-19, mitos e verdades sobre os medicamentos, a vacinação, correlações com hipertensão, diabetes e saúde mental. Depreende-se, portanto, que os objetivos propostos foram alcançados, tendo em vista a construção do conhecimento e a integração dos discentes e usuários no enfrentamento da Covid-19.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Lyvia Maria Fernandes, Jamille Rodrigues Dias Cruz, José Rodrigues dos Santos Neto, Vitoria Freire Lima, Marilena Maria de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.