MÍDIAS SOCIAIS E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Autores

  • Lyvia Maria Fernandes
  • Jamille Rodrigues Dias Cruz
  • José Rodrigues dos Santos Neto
  • Vitoria Freire Lima
  • Marilena Maria de Souza
Palavras-chave: COVID-19, Mídias sociais, Promoção da Saúde

Resumo

Com o surgimento da covid-19, transmitida pelo vírus Sars-CoV-2, diversas mudanças sociais, econômicas e biológicas se instauraram no planeta, desdobrando -se em efeitos deletérios que envolvem a saúde mental de todos, incluindo o aumento nos níveis de estresse e ansiedade dos indivíduos. Diante do crescente número de casos no Brasil e no mundo, o isolamento social, o uso de aplicativos populares no celular, como o Whatsapp, tornou-se um aliado na manutenção de cuidados integrais à saúde da população. Dessa forma, o projeto intitulado “Mídias sociais e a promoção da saúde no enfrentamento da covid-19” teve como objetivo promover ações educativas acerca da covid-19 e suas consequências por meio de um grupo no Whatsapp composto por usuários cadastrados em uma unidade básica de saúde, no período de agosto a dezembro de 2020, sendo realizado por discentes do curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande. Foram abordadas com os discentes e os usuários da UBS PAPS/Casas Populares, na cidade de Cajazeiras-PB, temas relacionados à covid-19, através de vídeos, áudios e textos. Houve também uma entrevista com os usuários sobre suas principais dúvidas e sugestões para o prosseguimento do projeto. Os principais tópicos discutidos foram as formas de proteção contra a Covid-19, mitos e verdades sobre os medicamentos, a vacinação, correlações com hipertensão, diabetes e saúde mental. Depreende-se, portanto, que os objetivos propostos foram alcançados, tendo em vista a construção do conhecimento e a integração dos discentes e usuários no enfrentamento da Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

18 de maio de 2021

Como Citar

FERNANDES, L. M. .; DIAS CRUZ, . J. R. .; DOS SANTOS NETO, J. R. .; LIMA, V. F. .; DE SOUZA, M. M. . MÍDIAS SOCIAIS E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/111. Acesso em: 4 nov. 2024.

Seção

Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.