MÍDIAS SOCIAIS E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Resumo
As redes sociais constituem importantes canais de comunicação e possuem um grande potencial para a disseminação do conhecimento, fazendo com que grande parte dos brasileiros busquem se informar por meio delas. Diante disso e do atual cenário de saúde pública, o projeto intitulado “Mídias sociais e a promoção da saúde no enfrentamento da covid-19”, objetivou compartilhar informações acerca da covid-19 e da saúde no contexto da pandemia, de forma online, no período de julho a dezembro de 2021. Para a sua execução, discentes da Universidade Federal de Campina Grande criaram páginas utilizando o título “Covid em Foco” no Instagram, Facebook e Google Sites. Além disso, foi utilizado o WhatsApp para a formação de um grupo constituído por alguns usuários da Unidade Básica de Saúde PAPS/Casas Populares. Periodicamente, essas redes foram alimentadas com conteúdo criado pela equipe executora, que abordou temas ligados à pandemia de covid-19 e à saúde integral por meio de vídeos, textos, quizzes e fotos. O material produzido, por ser de fácil compreensão e adaptado às diferentes plataformas virtuais, possibilitou o engajamento do público-alvo e fomentou discussões. No grupo do WhatsApp, houve maior interação dos usuários em relação à vigência anterior, bem como menor evasão. Quanto às outras redes sociais, notou-se a manutenção do interesse do público-alvo pelo tema e a preferência por conteúdo mais interativo. Desse modo, constatou-se que os objetivos da proposta foram alcançados, visto que as mídias sociais utilizadas viabilizaram a disseminação de informações baseadas em evidências científicas e estimularam o debate na comunidade.
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© 2022 Guilherme Araújo Mota, Maria Eduarda Alves Oliveira, Milena Ramos Tomé, Nertan Ribeiro Batista, Williane de Oliveira Silva, Marilena Maria de Souza
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