MÍDIAS SOCIAIS E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Resumen
As redes sociais constituem importantes canais de comunicação e possuem um grande potencial para a disseminação do conhecimento, fazendo com que grande parte dos brasileiros busquem se informar por meio delas. Diante disso e do atual cenário de saúde pública, o projeto intitulado “Mídias sociais e a promoção da saúde no enfrentamento da covid-19”, objetivou compartilhar informações acerca da covid-19 e da saúde no contexto da pandemia, de forma online, no período de julho a dezembro de 2021. Para a sua execução, discentes da Universidade Federal de Campina Grande criaram páginas utilizando o título “Covid em Foco” no Instagram, Facebook e Google Sites. Além disso, foi utilizado o WhatsApp para a formação de um grupo constituído por alguns usuários da Unidade Básica de Saúde PAPS/Casas Populares. Periodicamente, essas redes foram alimentadas com conteúdo criado pela equipe executora, que abordou temas ligados à pandemia de covid-19 e à saúde integral por meio de vídeos, textos, quizzes e fotos. O material produzido, por ser de fácil compreensão e adaptado às diferentes plataformas virtuais, possibilitou o engajamento do público-alvo e fomentou discussões. No grupo do WhatsApp, houve maior interação dos usuários em relação à vigência anterior, bem como menor evasão. Quanto às outras redes sociais, notou-se a manutenção do interesse do público-alvo pelo tema e a preferência por conteúdo mais interativo. Desse modo, constatou-se que os objetivos da proposta foram alcançados, visto que as mídias sociais utilizadas viabilizaram a disseminação de informações baseadas em evidências científicas e estimularam o debate na comunidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Guilherme Araújo Mota, Maria Eduarda Alves Oliveira, Milena Ramos Tomé, Nertan Ribeiro Batista, Williane de Oliveira Silva, Marilena Maria de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.