MÍDIAS SOCIAIS E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Autores/as

  • Guilherme Araújo Mota Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Eduarda Alves Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Milena Ramos Tomé Universidade Federal de Campina Grande
  • Nertan Ribeiro Batista Universidade Federal de Campina Grande
  • Williane de Oliveira Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Marilena Maria de Souza Universidade Federal de Campina Grande
Palabras clave: COVID-19, Mídias sociais, Promoção da Saúde

Resumen

As redes sociais constituem importantes canais de comunicação e possuem um grande potencial para a disseminação do conhecimento, fazendo com que grande parte dos brasileiros busquem se informar por meio delas. Diante disso e do atual cenário de saúde pública, o projeto intitulado “Mídias sociais e a promoção da saúde no enfrentamento da covid-19”, objetivou compartilhar informações acerca da covid-19 e da saúde no contexto da pandemia, de forma online, no período de julho a dezembro de 2021. Para a sua execução, discentes da Universidade Federal de Campina Grande criaram páginas utilizando o título “Covid em Foco” no Instagram, Facebook e Google Sites. Além disso, foi utilizado o WhatsApp para a formação de um grupo constituído por alguns usuários da Unidade Básica de Saúde PAPS/Casas Populares. Periodicamente, essas redes foram alimentadas com conteúdo criado pela equipe executora, que abordou temas ligados à pandemia de covid-19 e à saúde integral por meio de vídeos, textos, quizzes e fotos. O material produzido, por ser de fácil compreensão e adaptado às diferentes plataformas virtuais, possibilitou o engajamento do público-alvo e fomentou discussões. No grupo do WhatsApp, houve maior interação dos usuários em relação à vigência anterior, bem como menor evasão. Quanto às outras redes sociais, notou-se a manutenção do interesse do público-alvo pelo tema e a preferência por conteúdo mais interativo. Desse modo, constatou-se que os objetivos da proposta foram alcançados, visto que as mídias sociais utilizadas viabilizaram a disseminação de informações baseadas em evidências científicas e estimularam o debate na comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

abril 5, 2022

Cómo citar

MOTA, G. A.; ALVES OLIVEIRA, M. E.; TOMÉ, M. R. .; BATISTA, N. R. .; SILVA, . W. de O. .; DE SOUZA, M. M. MÍDIAS SOCIAIS E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/239. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Saúde

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.