Cercle de lecture de contes de peuples de langue française: intersections entre la compréhension écrite, l’interculturalité et la prononciation dans l'enseignement et l'apprentissage du FLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8106222
Palavras-chave: Français langue étrangère, Littérature, Cercle de lecture

Resumo

No presente artigo, refletimos sobre o papel de um círculo de leitura na formação literária e linguística de alunos de francês língua estrangeira (FLE) de nível iniciante. Nossas reflexões partem inicialmente da discussão sobre o papeldo texto literário no processo de formação de leitores e, mais especificamente, no processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira. Em seguida, nos debruçamos sobre a descrição e análise do projeto de extensão intitulado Círculo de Leitura de Contos de Povos de Língua Francesa, cujos objetivos deram centralidade ao texto literário aomesmo tempo em que buscaram desenvolver competências relacionadas à pronúncia, à interculturalidade e a diferentes recursos linguístico-discursivos do texto escrito. As reflexões aqui apresentadas, assim como os resultados observados com a condução do referido projeto, nos permitiram colocar em evidência as potencialidades do texto literário no sentido de permitir a sumarização de diferentes competências imbricadas no processo de ensino eaprendizagem do FLE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica De Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Doctorate in Letters from the Federal University of Paraíba (2005); Post-doctorate in Language and
Teaching at the Federal University of Campina Grande (2021). She is currently a professor at the Federal
University of Campina Grande, in Campina Grande, Paraíba, Brazil. She has experience in the area of
Letters, with an emphasis on Portuguese Language, French Language, and Discourse Studies.

Lino Dias Correia Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Doctor in Education from the Federal University of Pernambuco (2020); Master in Language and Teaching
from the Federal University of Campina Grande (2014). He is currently a professor of the Course of Letters: Portuguese and French Language at UFCG. He has experience in applied linguistics and education, with an emphasis on language teaching-learning processes.

Referências

OLIVEIRA, Maria Angélica de; NETO, Lino Dias Correia. Cercle de lecture de contes de peuples de langue française: intersections entre la compréhension écrite, l’interculturalité et la prononciation dans l'enseignement et l'apprentissage du FLE. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 11, p. 196-210, nov.

Downloads

Publicado em

30 de novembro de 2022

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. A.; DIAS CORREIA NETO, L. Cercle de lecture de contes de peuples de langue française: intersections entre la compréhension écrite, l’interculturalité et la prononciation dans l’enseignement et l’apprentissage du FLE . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 196–210, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8106222. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/818. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations