Canción infantil y constitución del sujeto: un análisis desde la perspectiva sociointeracionista
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.8045074Résumé
O presente trabalho, voltado para a relação entre linguagem e desenvolvimento humano, teve por objetivo identificar,analisar e refletir sobre o processo de constituição do sujeito por meio do seu contato com canções infantis. Nessesentido, o estudo foi realizado tendo por fundamento teórico o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), cujas principaisreferências são Vygotsky (1991) e Bronckart (1999; 2006; 2009) e a abordagem de Volochinov (2013). Assim, no quediz respeito aos procedimentos metodológicos, o corpus da pesquisa teve como recorte duas cantigas infantis detradição popular, uma regravada pelo projeto “Os Pequerruchos” e outra regravada pelo projeto “Galinha Pintadinha:Terezinha de Jesus e O Cravo e a Rosa. No que diz respeito ao ISD, analisaram-se aspectos extralinguísticos,relacionados ao contexto de produção das canções, e linguísticos, como o plano global do texto, o conteúdo temático,os mecanismos de textualização, os actantes colocados em cena e os mecanismos de enunciação. Já tendo por baseos pressupostos de Volochinov (2013), observaram-se pontos como auditório, espaço, tempo, objeto/tema, atitudedos falantes, som expressivo das palavras, seleção e disposição de palavras e intercâmbio enunciativo. A partir daanálise, foi possível identificar aspectos comuns entre as duas cantigas analisadas: a temática gira em torno damulher, das imposições e das avaliações sociais agregadas a ela e, ainda, traz fortes referências sobre a relaçãohomem x mulher. Nesse viés, a criança é levada a construir ideias e constituir-se de maneira “dirigida” ou“manipulada”, uma vez que as canções tratam de assuntos repetidos e instituídos socialmente.
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ZYDEK, Maiara Taís. GONÇALVES, Ana Cecilia Teixeira. Canción infantil y constitución del sujeto: un análisis desde la perspectiva sociointeracionista. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 11, n. 4, p. 9-36, dez. 2022.
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