A emergência do comentário oral via WhatsApp como gênero catalisador da correção
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.10120587Résumé
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar o uso do comentário oral por meio do WhatsApp, uma tecnologia digital móvel, no processo de correção de textos produzidos por alunos de um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse curso, que em 2020 foi ofertado na modalidade remota, integra uma ação extensionista de uma universidade pública do interior da Paraíba. Nele, houve a implementação de uma sequência didática voltada para o desenvolvimento da argumentação e da informatividade. Do ponto de vista metodológico, este trabalho é um estudo de caso realizado no âmbito da Linguística Aplicada. As análises estão fundamentadas em estudos sobre (re)escrita e correção de textos advindos, principalmente, do campo aplicado dos estudos da linguagem. Os resultados apontaram a predominância da correção resolutiva e textual-interativa na composição do comentário oral, bem como que esse gênero catalisador ampliou as possibilidades de diálogo entre professor e aluno acerca do texto. Dessa forma, a correção favoreceu a apropriação de saberes sobre argumentação e informatividade pelos alunos na construção da nova versão da redação do Enem. Com isso, concluiu-se que a correção de texto demanda personalização, isto é, o estabelecimento de uma interação um-para-um.Téléchargements
Références
BAZARIM, Milene; SANTOS, Maiany Carlyn Soares dos. Como se ensina e como se aprende a corrigir redação na universidade: um estudo de caso em Linguística Aplicada. Letras Escreve, v. 10, n.2, 2021 [no prelo].
BAZARIM, Milene; SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. Os efeitos das metodologias de correção na reescrita de artigos de opinião: um estudo de caso em linguística aplicada. In: GONÇALVES, Adair Vieira; BAZARIM, Milene (Orgs.). Interação, gêneros e letramento: a reescrita em foco. 3.ed. Campinas-SP: Pontes, 2021 [no prelo].
BAZARIM, Milene. Produção e correção de textos em contexto de ensino remoto. Live apresentada por Milene Bazarim. [S.l.: Dolfer Letras UEPB], 2020a. 1 vídeo (02h23min36s). Publicado pelo canal Dolfer Letras UEPB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SjCTQRXJ3iA&t=445s. Acesso em: 27 mar. 2021.
BAZARIM, Milene. O uso de ferramentas digitais para a correção de textos produzidos por alunos da Educação Básica: estudo de caso em uma plataforma adaptativa. 2020b. 119f. Projeto de qualificação de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco, 2020b [mimeo].
BAZARIM, Milene; EVARISTO, Ana Cláudia da Silva. A apropriação de recursos linguístico-discursivos necessários à interação via carta: um estudo de caso em Linguística Aplicada. Working Papers em Linguística, n. 21, v.2, Florianópolis, 2020, p. 236-258. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/74879. Acesso em: 25 mar. 2021.
BAZARIM, Milene; GONÇALVES, Adair Vieira. A diversidade de gêneros na formação do professor: (re)conhecendo práticas de letramento de uma professora de Língua Portuguesa (LP). Leia Escola, Campina Grande, v. 16, n. 1, 2016, p. 82-102. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/646/407. Acesso em: 27 mar. 2021.
BAZARIM, Milene. Os gêneros na construção da interação entre professora e aluno(s) e os impactos no processo de ensino-aprendizagem da escrita. In: GONÇALVES, Adair Vieira; BAZARIM, Milene (Orgs.). Interação, Gêneros e Letramento: a (re)escrita em foco. São Carlos – SP: Pontes, 2013, p. 223-250.
BAZARIM, Milene. Construindo com a escrita interações improváveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de Campinas. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). – Campinas, SP: 2006. 110f. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/269737/1/Bazarim_Milene_M.pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.
BRASIL. A redação no Enem 2019: cartilha do participante. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/Enem/downloads/2019/redacao_Enem2019_cartilha_participante.pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.
BUIN, Edilaine. O impacto do bilhete do professor na construção do sentido do texto do aluno. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Gêneros catalisadores, letramento e formação de professores. São Paulo: Parábola, 2006, p. 95-124.
COLAÇO, Joarlan de Souza; BAZARIM, Milene. Correção de textos como uma estratégia para a ampliação da competência escritora dos alunos da Educação Básica. In: III Jornada Nacional de Línguas e Linguagens. Anais. Letras Raras. Suplemento do v.6, n.3, p.325-340, 2017, Campina Grande-PB. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/issue/viewIssue/52/69. Acesso em: 27 mar. 2021.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Colaboradores). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 81-108.
FOLHAPRESS. Enem 2019 teve 4% dos participantes com nota zero na redação e 53 com total. Portal O Tempo, Educação, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://www.otempo.com.br/brasil/Enem-2019-teve-4-dos-participantes-com-nota-zero-na-redacao-e-53-com-total-1.2285372. Acesso em: 27 mar. 2021.
G1. Notas médias do Enem 2019 caem em todas as provas objetivas. Por G1, Educação, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/01/17/notas-medias-do-Enem-2019-caem-em-todas-as-provas-objetivas.ghtml. Acesso em: 27 mar. 2021.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001, p. 59-79.
JESUS, Conceição Aparecida de. Reescrita: para além da higienização. 1995. 116f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269381. Acesso em: 25 mar. 2021.
PASSARELLI, Lílian Ghiuro. Ensino e correção na produção de textos escolares. – São Paulo: Telos, 2012.
PRADO, Daniela de Faria; MORATO, Rodrigo A. A Redação do Enem como gênero textual-discursivo: uma breve reflexão. Cadernos CesPuc, Belo Horizonte, n. 29, 2016, p. 205-219.
RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. – 1. ed., 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018.
SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. 7. ed. – São Paulo: Globo, 1995.
SIGNORINI, Inês. Prefácio. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. – São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 7-16.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Unidade 2 – A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.
TRUFFI, Renan. Desempenho de estudantes no Enem piorou em 2019, aponta Inep. Valor Econômico, Brasília, 2020. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/01/17/desempenho-de-estudantes-no-Enem-piorou-em-2019-aponta-inep.ghtml. Acesso em: 27 mar. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.