A emergência do comentário oral via WhatsApp como gênero catalisador da correção
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10120587Resumen
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar o uso do comentário oral por meio do WhatsApp, uma tecnologia digital móvel, no processo de correção de textos produzidos por alunos de um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse curso, que em 2020 foi ofertado na modalidade remota, integra uma ação extensionista de uma universidade pública do interior da Paraíba. Nele, houve a implementação de uma sequência didática voltada para o desenvolvimento da argumentação e da informatividade. Do ponto de vista metodológico, este trabalho é um estudo de caso realizado no âmbito da Linguística Aplicada. As análises estão fundamentadas em estudos sobre (re)escrita e correção de textos advindos, principalmente, do campo aplicado dos estudos da linguagem. Os resultados apontaram a predominância da correção resolutiva e textual-interativa na composição do comentário oral, bem como que esse gênero catalisador ampliou as possibilidades de diálogo entre professor e aluno acerca do texto. Dessa forma, a correção favoreceu a apropriação de saberes sobre argumentação e informatividade pelos alunos na construção da nova versão da redação do Enem. Com isso, concluiu-se que a correção de texto demanda personalização, isto é, o estabelecimento de uma interação um-para-um.Descargas
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