Experiências metaliterárias nos livros para crianças: exercícios de criação na leitura e na escrita

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DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.10060027
Mots-clés : Literatura infantil, Experiências metaliterárias, Livro ilustrado

Résumé

O artigo se dedica a discutir as experiências metaliterárias de leitura e de criação na produção editorial para crianças no Brasil, tanto de autores nacionais, quanto de estrangeiros em livros traduzidos, tendo como gênero principal para tal o livro ilustrado. Toma como objeto de análise os livros Alice no telhado, de Nelson Cruz (Edições SM, 2011), Pinóquio: o livro das pequenas verdades, de Alexandre Rampazo (Boitatá, 2019), e Robinson, de Peter Sís (Companhia das Letrinhas, 2019), apresentando suas narrativas e as que originalmente os inspiraram e analisando-os à luz dos conceitos de experiências metaliterárias e de trama leitora (Bértolo, 2014) ) e de livro ilustrado (Sipe, 1998; Van Der Linden, 2011; Nikolajeva e Scott, 2011). Conclui que as experiências metaliterárias se mostram convite para ler e para pensar o universo literário e livresco, individual e coletivamente, como bem cultural que se prolonga e se reinventa no tempo e no espaço.

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Bibliographies de l'auteur

Fabíola Ribeiro Farias, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Ciência da Informação (UFMG), com pós-doutorado em Educação (UFOPA). É leitoravotante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Tem experiência profissional e acadêmica nos
seguintes temas: biblioteca pública, política cultural, políticas públicas na área de livro, leitura e
bibliotecas, leitura, formação de leitores, literatura, livros para crianças e jovens.

Jéssica Mariana Andrade Tolentino, Universidade de Glasgow

Mestra em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
(CEFET-MG), onde também se bacharelou em Letras - Tecnologias de Edição. É também mestranda em
Children’s Literature, Media and Culture pela Universidade de Glasgow (Reino Unido) em parceria com a Universidade de Aarhus (Dinamarca) e a Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Integra o
grupo de pesquisa Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME/CEFET-MG). Desenvolve
pesquisas nas áreas de literatura para crianças e jovens e edição. 

Références

BÉRTOLO, Constantino. O banquete dos notáveis – Sobre leitura e crítica. Trad. Carolina Tarrío. São Paulo: Livros da Matriz, 2014.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. Ilustrações de Luiz Zerbini. São Paulo: Sesi-SP Editora, 2018.

COLLODI, Carlo. As aventuras de Pinóquio: história de um boneco. Ilustrações de Alex Cerveny. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

CRUZ, Nelson. Alice no telhado. São Paulo: Comboio de Corda, 2011.

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoé. Trad. Sergio Flaksman. São Paulo: Penguin Companhia, 2012.

EISNER, Will. Quadrinhos e a arte sequencial. Trad. Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

RAMPAZO, Alexandre. Pinóquio: o livro das pequenas verdades. São Paulo: Boitatá, 2019.

SENDAK, Maurice. Onde vivem os monstros. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SIPE, Laurence R. How picture books work: A semiotically framed theory of text-picture relationships. Children’s Literature in Education, n. 29, p. 97–108. 1998.

SÍS, Peter. Robinson. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.

VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

Publiée

octobre 1, 2021

Comment citer

FARIAS, F. R.; TOLENTINO, J. M. A. Experiências metaliterárias nos livros para crianças: exercícios de criação na leitura e na escrita. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 3, p. 238–254, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10060027. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1948. Acesso em: 3 juill. 2024.

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