Experiências metaliterárias nos livros para crianças: exercícios de criação na leitura e na escrita

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.10060027
Mots-clés : Literatura infantil, Experiências metaliterárias, Livro ilustrado

Résumé

O artigo se dedica a discutir as experiências metaliterárias de leitura e de criação na produção editorial para crianças no Brasil, tanto de autores nacionais, quanto de estrangeiros em livros traduzidos, tendo como gênero principal para tal o livro ilustrado. Toma como objeto de análise os livros Alice no telhado, de Nelson Cruz (Edições SM, 2011), Pinóquio: o livro das pequenas verdades, de Alexandre Rampazo (Boitatá, 2019), e Robinson, de Peter Sís (Companhia das Letrinhas, 2019), apresentando suas narrativas e as que originalmente os inspiraram e analisando-os à luz dos conceitos de experiências metaliterárias e de trama leitora (Bértolo, 2014) ) e de livro ilustrado (Sipe, 1998; Van Der Linden, 2011; Nikolajeva e Scott, 2011). Conclui que as experiências metaliterárias se mostram convite para ler e para pensar o universo literário e livresco, individual e coletivamente, como bem cultural que se prolonga e se reinventa no tempo e no espaço.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fabíola Ribeiro Farias, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Ciência da Informação (UFMG), com pós-doutorado em Educação (UFOPA). É leitoravotante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Tem experiência profissional e acadêmica nos
seguintes temas: biblioteca pública, política cultural, políticas públicas na área de livro, leitura e
bibliotecas, leitura, formação de leitores, literatura, livros para crianças e jovens.

Jéssica Mariana Andrade Tolentino, Universidade de Glasgow

Mestra em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
(CEFET-MG), onde também se bacharelou em Letras - Tecnologias de Edição. É também mestranda em
Children’s Literature, Media and Culture pela Universidade de Glasgow (Reino Unido) em parceria com a Universidade de Aarhus (Dinamarca) e a Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Integra o
grupo de pesquisa Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME/CEFET-MG). Desenvolve
pesquisas nas áreas de literatura para crianças e jovens e edição. 

Références

BÉRTOLO, Constantino. O banquete dos notáveis – Sobre leitura e crítica. Trad. Carolina Tarrío. São Paulo: Livros da Matriz, 2014.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. Ilustrações de Luiz Zerbini. São Paulo: Sesi-SP Editora, 2018.

COLLODI, Carlo. As aventuras de Pinóquio: história de um boneco. Ilustrações de Alex Cerveny. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

CRUZ, Nelson. Alice no telhado. São Paulo: Comboio de Corda, 2011.

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoé. Trad. Sergio Flaksman. São Paulo: Penguin Companhia, 2012.

EISNER, Will. Quadrinhos e a arte sequencial. Trad. Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

RAMPAZO, Alexandre. Pinóquio: o livro das pequenas verdades. São Paulo: Boitatá, 2019.

SENDAK, Maurice. Onde vivem os monstros. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SIPE, Laurence R. How picture books work: A semiotically framed theory of text-picture relationships. Children’s Literature in Education, n. 29, p. 97–108. 1998.

SÍS, Peter. Robinson. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.

VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

Publiée

octobre 1, 2021

Comment citer

FARIAS, F. R.; TOLENTINO, J. M. A. Experiências metaliterárias nos livros para crianças: exercícios de criação na leitura e na escrita. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 3, p. 238–254, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10060027. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1948. Acesso em: 25 nov. 2024.

Rubrique

Des articles