Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer

Auteurs

  • Paulo Ricardo Soares PEREIRA UFCG
Mots-clés : Resenha

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.193

A produção de textos acadêmicos configura-se como uma prática necessária e imprescindível na vida acadêmica dos alunos no ensino superior. Perante as várias demandas dos professores e exigências curriculares, os estudantes se deparam com diferentes gêneros, estruturas e objetivos, tendo frequentemente no processo de produção – escrita – dos textos acadêmicos uma verdadeira odisseia, não
deixando assim, de fazer a célebre pergunta: Professor, como é que se faz? Independente dos motivos que justifiquem o não reconhecimento e/ou a falta de proficiência diante à exigência de produção de um determinado gênero em nível acadêmico, é indiscutível que esses alunos precisam discutir, analisar e compreender os procedimentos específicos que circundam cada tipo de trabalho/produção de um texto (gênero) acadêmico. Neste sentido, ao longo de cinco capítulos da obra, Professora, como é que se faz?, organizada pela professora Elizabeth Maria da Silva, são propostos e discutidos mecanismos de elaboração,de retextualização e didatização de gêneros representativos desse tipo de escrita – a acadêmica – como o esquema, o resumo, a resenha e o artigo de pesquisa. A leitura deste livro nos permite prontamente compreendê-lo como uma alternativa de auxílio para que estudantes desenvolvam sua competência comunicativa, essencialmente, da escrita.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

octobre 22, 2023

Comment citer

PEREIRA, P. R. S. . Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 2, n. 2, p. 162–169, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1867. Acesso em: 22 nov. 2024.

Rubrique

Resenhas

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

    

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.