As literaturas francófonas em aula de FLE: do sentido ao prazer do texto e ao intercultural

Autores/as

  • Gabriela Jardim Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17958634

Palabras clave:

Didática do FLE, Literatura, Literaturas francófonas, Prazer do texto, Intercultural

Resumen

Inscrito no âmbito da didática das línguas-culturas, em sentido amplo, e da didática do francês língua estrangeira (FLE), em particular, este artigo visa consagrar-se às literaturas francófonas na aula de FLE sob a perspectiva (a) da primazia do sentido; (b) do prazer do texto; e (c) da interculturalidade. Apesar do desenvolvimento de pesquisas sobre o tratamento da literatura no contexto do ensino-aprendizagem do FLE e da conscientização do interesse em seu uso, sua aplicação em diferentes contextos resta desigual. Muitas vezes, o texto literário torna-se um pretexto, seja para a aprendizagem de estruturas morfossintáticas ou do léxico, seja para desencadear a fala, o valor literário permanecendo em segundo plano ou desaparecendo completamente. É a essa problemática, associando teoria e práticas de campo, que este artigo se propõe a fornecer elementos de resposta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BEACCO, Jean-Claude. et alii. Guide pour le développement et la mise en œuvre de curriculums pour une éducation plurilingue et interculturelle. Conseil de l’Europe, 2016.

BERGEZ, Daniel. et alii. « Les littératures francophones ». In : ______. Précis de littérature française. Paris : Armand Colin, 2020. pp. 450-453.

CHAVES, Rose-Marie ; FAVIER, Lionel ; PÉLISSIER, Soizic. L’Interculturel en classe. Grenoble : PUG, 2012.

CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues. Apprendre, enseigner, évaluer. Paris: Conseil de l’Europe / Les Éditions Didier, 2001.

CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues. Apprendre, enseigner, évaluer. Volume complémentaire avec de nouveaux descripteurs. Paris: Conseil de l’Europe, 2018.

CUQ, Jean-Pierre. Dictionnaire de didactique du français langue étrangère et seconde. Paris : CLE International, 2003.

JARDIM, Gabriela. A literatura como suporte pedagógico em aula de francês língua estrangeira (FLE). In : Anais do I Seminário Internacional de Língua e Literatura. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2018. v. único. pp. 1-14.

ORDINE, Nuccio. A Utilidade do inútil. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2016.

PUREN, Christian. Perspectives actionnelles sur la littérature dans l’enseignement scolaire et universitaire des langues-cultures : des tâches scolaires sur les textes aux actions sociales par les textes. In : VIGNERON, D. ; VANDEWOUDE, D. ; PINEIRA-TRESMONTANT, C. L’enseignement-apprentissage des langues étrangères à l’heure du CECRL : enjeux, motivation, implication. Arras: Artois Presses Université, 2015.

SAPIRO, Gisèle. LITTÉRATURE - Sociologie de la littérature. In : Encyclopædia Universalis. Disponível em : https://www.universalis.fr/encyclopedie/litterature-sociologie-de-la-litterature/

SCHLATTER, Margarete ; GARCEZ, Pedro. Língua espanhola e língua inglesa: referencial curricular. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Referenciais curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SEDUCRS, 2009.

SEMUJANGA, Josias. Panorama des littératures francophones. In : NDIAYE, Christiane. (Org.). Introduction aux littératures francophones : Afrique · Caraïbe · Maghreb. Nouvelle édition. Montréal: Presses de l’Université de Montréal, 2004. pp. 1-111.

Publicado

2025-12-20

Cómo citar

JARDIM, Gabriela. As literaturas francófonas em aula de FLE: do sentido ao prazer do texto e ao intercultural . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 4, p. e7276, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17958634. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/7276. Acesso em: 28 dic. 2025.

Número

Sección

n. 4 - 2025: Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.