Autobiografias de leitor como instrumento de pesquisa: alguns caminhos e possibilidades de exploração

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10019556
Palabras clave: Autobiografia de leitor, Formação de leitor, Literatura, Pesquisa em Literatura

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos e noções basilares para a análise de autobiografias de leitores enquanto objeto de pesquisa, na perspectiva da didática da literatura. Dessa forma, apresentamos tais conceitos e noções desenvolvidas e teorizadas por especialistas ao longo de algumas décadas, dentre os quais, ressaltamos Rouxel (2013), no que diz respeito à noção de “identidade do leitor”; Riffaterre (1978), Picard (1984), Gervais (1992),  Jouve (1993) e Canvat (2007), dentre outros, quanto às discussões acerca dos “modos de leitura”. Acrescentamos  ainda a noção de “biblioteca interior”, a partir do prisma de Louichon (2010), bem como ponderações acerca do papel dos mediadores da leitura, na formação do sujeito-leitor (PETIT, 2009). Nos resultados, identificamos que diversas pesquisas, a exemplo da apresentada por Blondeau, Allouache e Salvadori (2012) demonstram que a produção desse gênero na formação de leitor tem se revelado como um instrumento essencial enquanto objeto de pesquisa, mas também muito eficaz no que concerne à formação de leitores, sobretudo quando se trata da obra literária, uma vez que ela pode ser entendida como uma poderosa forma de abertura para o mundo (BLONDEAU, 2019).

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Biografía del autor/a

Emerson Patrício de Morais Filho, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Linguagem e Ensino pelo PPGLE-UFCG (2020). Possui Mestrado em Linguagem e Ensino  pelo PPGLE-UFCG (2020) e graduação em Letras - Francês pela Universidade Federal da Paraíba (2014).  Tem experiência em ensino de FLE (Francês Língua Estrangeira) e em PLE (Português Língua Estrangeira). Suas pesquisas têm se voltado para o campo dos estudos em didática de línguas, sobretudo no que concerne à didatização do texto literário em contexto de ensino de LE e sobre a abordagem da Intercompreensão de Línguas Românicas (IC).

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora (2008) em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade
de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 - Vincennes-Saint Denis (2013). Professora Associada na Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, no nível: Graduação em Letras- Língua Portuguesa e Língua Francesa, Mestrado e Doutorado.

Citas

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Publicado

noviembre 29, 2021

Cómo citar

FILHO, E. P. de M.; PINHEIRO-MARIZ, J. Autobiografias de leitor como instrumento de pesquisa: alguns caminhos e possibilidades de exploração. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. Spécial, p. 75–91, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10019556. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1673. Acesso em: 25 nov. 2024.

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