Livro ilustrado: Chapeuzinho Amarelo em duas versões
Resumen
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.772 Os livros de literatura voltados para o público infantil podem representar o primeiro contato da criança com a literatura e a arte, através das duas linguagens que normalmente os constituem: texto e imagem. Embora haja casos em que as ilustrações sejam abordadas como elementos meramente decorativos, há livros em que o sentido da narrativa depende diretamente das relações estabelecidas entre palavras e imagens. Nessa perspectiva, o presente artigo propõe uma leitura comparativa entre duas edições do livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, focalizando tanto o plano imagético de cada uma delas quanto o texto verbal que compõe a obra, que se constitui em um poema narrativo. Em ambas as edições o texto escrito permanece incólume, ao passo que as ilustrações mudam e, com elas, muitos significados da narrativa. Para tal análise, serão utilizados os conceitos teóricos de Camargo (1995), Linden (2011), Lira (2016).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
octubre 16, 2023
Cómo citar
LIRA, M. A. .; ALVES, H. P. . Livro ilustrado: Chapeuzinho Amarelo em duas versões. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 2, p. 162–176, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1631. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos de temas livres
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.