Livro ilustrado: Chapeuzinho Amarelo em duas versões

Authors

  • Marcela Araújo Lira UFCG
  • Hélder Pinheiro Alves UFCG
Keywords: Literatura Infantil, Livro ilustrado, Chapeuzinho Amarelo, Poesia

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.772   Os livros de literatura voltados para o público infantil podem representar o primeiro contato da criança com a literatura e a arte, através das duas linguagens que normalmente os constituem: texto e imagem. Embora haja casos em que as ilustrações sejam abordadas como elementos meramente decorativos, há livros em que o sentido da narrativa depende diretamente das relações estabelecidas entre palavras e imagens. Nessa perspectiva, o presente artigo propõe uma leitura comparativa entre duas edições do livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, focalizando tanto o plano imagético de cada uma delas quanto o texto verbal que compõe a obra, que se constitui em um poema narrativo. Em ambas as edições o texto escrito permanece incólume, ao passo que as ilustrações mudam e, com elas, muitos significados da narrativa. Para tal análise, serão utilizados os conceitos teóricos de Camargo (1995), Linden (2011), Lira (2016).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcela Araújo Lira, UFCG

Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina
Grande, Paraíba, Brasil.

Hélder Pinheiro Alves, UFCG

Pós - doutor em literatura brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor da UFCG -  Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Published

October 16, 2023

How to Cite

LIRA, M. A. .; ALVES, H. P. . Livro ilustrado: Chapeuzinho Amarelo em duas versões. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 2, p. 162–176, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1631. Acesso em: 22 jul. 2024.

Section

Artigos de temas livres