Queer Africa: a literatura como arte de resistência
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8049488Abstract
A discussão sobre a literatura como espaço ficcional de resistência em contextos de opressão na vida é bastanterica. Nessa esteira, encontram-se obras literárias de autores/as africanos/as que representam corpos queer emespaços ficcionais em que, na vida, são marcados pela homofobia e/ou criminalização da homossexualidade. Esteartigo tem o objetivo, portanto, de apresentar, tematicamente, as coletâneas Queer Africa: New and CollectedFiction e Queer Africa 2: New Stories. Para tal, discutimos o contexto de criminalização da homossexualidade nospaíses de nascimento dos/as autores/as dos contos e trouxemos para o debate pesquisadores/as africanos/as eafricanistas que discutem como a teologização e a politização do discurso religioso, segundo o qual pessoas queersão pecaminosas e destituídas da graça de Deus, e do discurso da tradição, segundo o qual a homossexualidade éum produto do ocidente e, portanto, un-African, buscam a permanência do status quo nesses países. Durante aanálise temática dos contos e da análise do conto “Pub 360” a partir da teoria do romance de Bakhtin, percebemosque os/as contistas trouxeram para o mundo ficcional a representação não só dos conflitos vividos por personagensque descobrem ou vivem a sua sexualidade em meio a contextos homofóbicos ou criminalizantes, mas também osamores e as paixões de casais que vivem e exploram a sua sexualidade no seu cotidiano; ou seja, são asexperiências humanas e humanizadoras de corpos queer representados nos contos que tornam essas coletâneasarte de resistência não só pela representação que faz, mas pela sua própria existência.
Downloads
References
JÚNIOR, Orison Marden Bandeira de Melo. PINHEIRO, Vanessa Neves Riambau. ‘Queer Africa’: a literatura como arte de resistência. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 11, n. 4, p. 135-159, dez. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.