Reflexões sobre o texto literário en aula de FLE a partir de O Estrangeiro
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970572Keywords:
Didática do FLE, Leitura literária, Literaturas francófonas, Práticas do texto literárioAbstract
Este artigo trata de experiências de leitura de textos literários realizadas em aula de francês como língua estrangeira (FLE) na minha universidade: trata-se da leitura de O Estrangeiro, de Albert Camus, O Amante, de Marguerite Duras e de Petit pays, de Gaël Faye, proposta a dois grupos de alunos do curso de Licenciatura em Letras Português-Francês. Embora a presença do texto literário na sala de aula da língua seja objeto de muitas abordagens e reflexões, e apesar dos avanços da linguística nas abordagens do texto literário: Bakhtin (1970), Jakobson (1969), Benveniste (1966, 1974), Barthes (1984), Maingueneau (1990), nos nossos cursos de línguas a separação entre língua, literatura e cultura permanece atual. Ora, o texto literário em classe de FLE nos permite trabalhar a língua em sua articulação com cultura e abordar as formas gramaticais, levando em conta seus aspectos semânticos e estilísticos, sem os quais o ensino-aprendizagem da gramática se torna um exercício puramente formal (BAKHTIN, 2013). O objetivo é apresentar uma abordagem do texto literário em classe de FLE através da qual os alunos foram levados a se interessar pela história, mas também pelo texto em sua materialidade.
Downloads
References
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013.
BENVENISTE, Émile. Éléments de linguistique générale I. Paris: Gallimard, 1976.
BARTHES, Roland. Le degré zéro de l’écriture. Paris: Seuil, 1953.
BERTHELOT, Reine. Littératures francophones en classe de FLE. Paris: L'Harmattan, 2011.
CALMETTES, Joël. Vivre avec Camus. Documentaire. Paris: Production Arte France et Chloé Productions, 2013.
CAMUS, Albert. L'Étranger. Paris: Gallimard, 1942.
DEFAYS, Jean-Marc et al. La littérature en FLE – État des lieux et nouvelles perspectives. Paris: Hachette, 2014.
ISER, Wolfgang. L’acte de lecture. Théorie de l’effet esthétique. Bruxelles: Margada, 1985.
MAINGUENEAU, Dominique. Énonciation en linguistique française. Paris: Hachette, 2007.
MERHAM, Matthieu. La valeur des temps du passé : enseigner l’opposition entre le passé simple et le passé composé. Disponível em: https://doi.org/10.1051/shsconf/202213806014.
MOREL, Anne-Sophie. Littérature et FLE : état des lieux, nouveaux enjeux et perspectives. Actes du 2ème Forum Mondial HERACLES, 2012. pp. 141-148.
WEINRICH, Harald. Grammaire textuelle du français. Paris: Éditions Didier, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Letras Raras

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.





