A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!

Autores

  • Thiago Alves Valente Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP
  • Berta Lúcia Tagliari Feba Faculdade de Presidente Prudente – FAPEPE
Palavras-chave: Literatura, Juvenil, Guerra

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1199

Este artigo apresenta uma análise crítica sobre a obra Guerras! (2014), autoria de Laerthe Moraes Abreu Júnior, publicada pela editora ÔZé. A partir da abordagem dos recursos formais e da construção discursiva do texto, propomos uma reflexão sobre o amadurecimento do gênero juvenil sob a perspectiva de um tema pouco explorado na produção brasileira, a guerra como elemento central da narrativa. Partimos da premissa de que a opção temática implica a superação de dicotomias apontadas no contexto da constituição do campo teórico dos estudos sobre obras literárias para crianças e jovens, qual seja, do utilitarismo versus estético, do pedagogizante vesus literário. Embora as atuais pesquisas acadêmicas avancem para além dos limites dessas dicotomias, trazendo novos conceitos mais pertinentes para abarcar a complexidade formal e temática dos livros infantis e juvenis, as obras marcadas pelo tema da guerra demonstram a busca ainda incipiente dos escritores por um viés temático-formal que possa melhor dialogar com o horizonte peculiar de crianças e jovens; desafio que pode ser notado pelo tom atenuante de uma narração como a que nos deparamos em Guerras! explicitando uma etapa a ser superada quanto à elaboração estética de um tema tão impactante para formação de nossos leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Alves Valente, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

Doutor em Letras. Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. Cornélio Procópio – PR, Brasil.

Berta Lúcia Tagliari Feba, Faculdade de Presidente Prudente – FAPEPE

Doutora em Letras. Faculdade de Presidente Prudente – FAPEPE. Presidente Prudente – SP, Brasil.

Referências

ABREU JÚNIOR, Laerthe de Moraes. Guerras! São Paulo: ÔZé, 2014.

BROSMAN, Catharine Savage. The functions of war literature. South Central Review, Vol. 9, N. 1, Historicizing Literary Contexts (Spring, 1992), pp. 85-98 Published by: The Johns Hopkins University Press on behalf of The South Central Modern Language Association Stable URL: http://www.jstor.org/stable/3189388 Accessed: 04/10/2009 10:51

GINZBURG, Jaime. A guerra como problema para os estudos literários. ORGANON – Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v. 27, n. 52 (2012), Interfaces, intervenções e deslocamentos: a literatura comparada e os desafios do presente

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 6. ed. 1. reimp. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 99-178

GROPPO, Luís Antonio. Juventude: ensaios sobre Sociologia e História das Juventudes Modernas. Rio de Janeiro: Difel: 2000. (Enfoques - Sociologia)

PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986. (Educação Crítica)

Downloads

Publicado em

13 de outubro de 2023

Como Citar

VALENTE, T. A. .; FEBA, B. L. T. . A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 91–105, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1508. Acesso em: 18 maio. 2024.

Seção

Literatura juvenil e jovens leitores