A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!

Auteurs

  • Thiago Alves Valente Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP
  • Berta Lúcia Tagliari Feba Faculdade de Presidente Prudente – FAPEPE
Mots-clés : Literatura, Juvenil, Guerra

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1199

Este artigo apresenta uma análise crítica sobre a obra Guerras! (2014), autoria de Laerthe Moraes Abreu Júnior, publicada pela editora ÔZé. A partir da abordagem dos recursos formais e da construção discursiva do texto, propomos uma reflexão sobre o amadurecimento do gênero juvenil sob a perspectiva de um tema pouco explorado na produção brasileira, a guerra como elemento central da narrativa. Partimos da premissa de que a opção temática implica a superação de dicotomias apontadas no contexto da constituição do campo teórico dos estudos sobre obras literárias para crianças e jovens, qual seja, do utilitarismo versus estético, do pedagogizante vesus literário. Embora as atuais pesquisas acadêmicas avancem para além dos limites dessas dicotomias, trazendo novos conceitos mais pertinentes para abarcar a complexidade formal e temática dos livros infantis e juvenis, as obras marcadas pelo tema da guerra demonstram a busca ainda incipiente dos escritores por um viés temático-formal que possa melhor dialogar com o horizonte peculiar de crianças e jovens; desafio que pode ser notado pelo tom atenuante de uma narração como a que nos deparamos em Guerras! explicitando uma etapa a ser superada quanto à elaboração estética de um tema tão impactante para formação de nossos leitores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Thiago Alves Valente, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

Doutor em Letras. Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. Cornélio Procópio – PR, Brasil.

Berta Lúcia Tagliari Feba, Faculdade de Presidente Prudente – FAPEPE

Doutora em Letras. Faculdade de Presidente Prudente – FAPEPE. Presidente Prudente – SP, Brasil.

Références

ABREU JÚNIOR, Laerthe de Moraes. Guerras! São Paulo: ÔZé, 2014.

BROSMAN, Catharine Savage. The functions of war literature. South Central Review, Vol. 9, N. 1, Historicizing Literary Contexts (Spring, 1992), pp. 85-98 Published by: The Johns Hopkins University Press on behalf of The South Central Modern Language Association Stable URL: http://www.jstor.org/stable/3189388 Accessed: 04/10/2009 10:51

GINZBURG, Jaime. A guerra como problema para os estudos literários. ORGANON – Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v. 27, n. 52 (2012), Interfaces, intervenções e deslocamentos: a literatura comparada e os desafios do presente

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 6. ed. 1. reimp. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 99-178

GROPPO, Luís Antonio. Juventude: ensaios sobre Sociologia e História das Juventudes Modernas. Rio de Janeiro: Difel: 2000. (Enfoques - Sociologia)

PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986. (Educação Crítica)

Publiée

octobre 13, 2023

Comment citer

VALENTE, T. A. .; FEBA, B. L. T. . A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 91–105, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1508. Acesso em: 22 juill. 2024.

Rubrique

Literatura juvenil e jovens leitores