v. 3 n. 1 (2024): CAMÕES COM DENDÊ E CUSCUZ: DESCRIÇÃO E ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

Imagem criada com uso de IA
Publicado em: 15 de outubro de 2024

Apresentação

  • CAMÕES COM DENDÊ E CUSCUZ DESCRIÇÃO E ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

    Denise Lino de Araújo, Beatriz Farias Almeida
    01-03
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14057573

Dossiê

  • O FENÔMENO DOS PRONOMES SUJEITO-OBJETO NA MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

    Francyelle Loiola Ramos, Denise Lino de Ara´újo
    04-15
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14057649
  • O USO DE PRONOMES SUJEITO-OBJETO ENQUANTO TENDÊNCIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO ANÁLISE E DIDATIZAÇÃO A PARTIR DE MÚSICAS BRASILEIRAS E COMENTÁRIOS DE SEUS VIDEOCLIPES NO YOUTUBE

    David Naamã Melo de Figueiredo, João Marcos de Sousa Rodrigues
    16-28
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14057658
  • “DEIXA-ME CANTAR” OU “DEIXA EU CANTAR”: A APARIÇÃO DOS PRONOMES SUJEITO-OBJETO NA MÚSICA BRASILEIRA

    Breno Silva Andrade, Denise Lino de Araújo
    29-39
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14057676
  • DANÇA DOS PRONOMES: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A PRÁTICA LINGUÍSTICA DA PRONOMINALIZAÇÃO

    Nathália Gabriely do Nascimento Silva, Denise Lino de Araújo
    40-53
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14057724
  • DUPLA NEGAÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: BREVE APRESENTAÇÃO E PROPOSTA DE ENSINO

    Maria Fernanda dos Santos Araújo, Bianca Bastos da Cunha, Denise Lino de Araújo
    54-61
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14057737
  • VOCALISMO EM MEMES BRASILEIROS: CONTRASTE ENTRE A DESCRIÇÃO NORMATIVA E O USO

    Marta Lídia Linhares Pereira, Jaíne Gomes dos Santos , Denise Lino de Araújo
    62-76
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14057769
  • APAGAMENTO DA CONSOANTE PÓS-VOCÁLICA /R/ EM VERBOS NO INFINITIVO

    Josefa Silva Arruda Neta, Denise Lino de Araújo
    77-87
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14057783

Resenha

Entrevista

  • O FUTURO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E AS NOVAS FRONTEIRAS DO ENSINO entrevista com Marcos Bagno

    Amanda Lopes Bezerra, Beatriz Farias Almeida , Denise Lino de Araújo
    93-103
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14058351

Artigos

  • APRESENTAÇÃO DE VOCABULÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ANYTIME! ALWAYS READY FOR EDUCATION

    Larissa Evelyn Santos Oliveira, José Herbertt Neves Florencio
    104-119
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14058360
  • A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE LULA PELA FOLHA DE SÃO PAULO A PARTIR DOS POSICIONAMENTOS PRESIDENCIAS SOBRE O CONFLITO ISRAELO-PALESTINO

    Maria Eduarda dos Santos Silva, Gabriel Santana
    120-135
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14058371
  • O LIRISMO AUTOBIOGRÁFICO E A PERFEIÇÃO RÍTMICA EM GONÇALVES DIAS

    João Trindade
    136-142
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14058386