CAMÕES COM DENDÊ E CUSCUZ

DESCRIÇÃO E ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14057573
Palavras-chave: Português Brasileiro; Descrição; Ensino de Língua

Resumo

O dossiê Camões com Dendê e Cuscuz: descrição e ensino do português brasileiro contemporâneo publicado neste número da Revista 15 de Outubro resulta da disciplina  eletiva TEL - Estudos do Português Falado, ministrada para o curso de Licenciatura em Letras - Português do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande. Este dossiê surge como fruto do trabalho final realizado nessa disciplina. Os artigos aqui reunidos tematizam os aspectos sincrônicos de nossa língua que mais chamaram atenção dos discentes, enquanto objetos de pesquisa e de ensino, quais sejam: pronome sujeito-objeto, vocalismo, dupla negação e apagamento de consoante pós vocálica em verbos no infinitivo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Denise Lino de Araújo é Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Tem formação em Linguística Aplicada (LA), numa vertente mestiça e indisciplinar, construída no Pós-doutorado em Educação, feito no GECC FAE/UFMG, 2012-2013; no Doutorado em Educação, USP 2004; no Mestrado em LA, pela Unicamp, em 1995; na Especialização em LA pela PUC MG, em 1993, e na graduação em Letras/Português, pela UFPB em 1991. Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de Português como língua materna, em especial no Ensino Médio, a transposição didática, currículo, os objetos de ensino e a formação de professores de Português. Em função desses temas, orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado. Idealizadora e coordenadora do projeto de ensino ENEM na PALMA da MÃO. Membro do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino e do GT da ANPOLL Ensino e a Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada. Coordenadora PIBID- LETRAS/CH/UFCG 2022-2024. Ex-tutora do PET-LETRAS/UFCG; Ex- coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - UFCG ORCID https://orcid.org/0000-0002-5426-340X

Beatriz Farias Almeida , Universidade Federal de Campina Grande

Licenciada em Letras Português pela UFCG. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Liguagem e Ensino.

Referências

BAGNO, M. Português ou brasileiro?: um convite à pesquisa. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 39 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

CASTRO, Yeda Pessoa de. Camões com dendê: o português do brasil e os falares afro-brasileiros. Rio de Janeiro: Topbooks, 2022. p. 234-277.

GALINDO, Caetano W. Latim em pó: Um passeio pela formação do nosso português. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

Downloads

Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

LINO, D. .; FARIAS ALMEIDA , B. . CAMÕES COM DENDÊ E CUSCUZ: DESCRIÇÃO E ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 01–03, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14057573. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/4556. Acesso em: 3 dez. 2024.

Seção

Apresentação