CAMÕES COM DENDÊ E CUSCUZ
DESCRIÇÃO E ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14057573Resumo
O dossiê Camões com Dendê e Cuscuz: descrição e ensino do português brasileiro contemporâneo publicado neste número da Revista 15 de Outubro resulta da disciplina eletiva TEL - Estudos do Português Falado, ministrada para o curso de Licenciatura em Letras - Português do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande. Este dossiê surge como fruto do trabalho final realizado nessa disciplina. Os artigos aqui reunidos tematizam os aspectos sincrônicos de nossa língua que mais chamaram atenção dos discentes, enquanto objetos de pesquisa e de ensino, quais sejam: pronome sujeito-objeto, vocalismo, dupla negação e apagamento de consoante pós vocálica em verbos no infinitivo.
Downloads
Referências
BAGNO, M. Português ou brasileiro?: um convite à pesquisa. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 39 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
CASTRO, Yeda Pessoa de. Camões com dendê: o português do brasil e os falares afro-brasileiros. Rio de Janeiro: Topbooks, 2022. p. 234-277.
GALINDO, Caetano W. Latim em pó: Um passeio pela formação do nosso português. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista 15 de outubro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.