DA OBSERVAÇÃO À PRÁTICA EFETIVA
DESAFIOS E APRENDIZADOS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8416657Resumo
Resumo: Esse relato abarca as reflexões sobre a importância da experiência de estágio na formação docente. A experiência relatada ocorreu no primeiro período de retorno às aulas presenciais, em uma turma do 7° ano de uma escola pública do estado da Paraíba. Apresento[1] aqui, de forma detalhada, o meu período de observação e três semanas de prática docente, sem supervisão presente em sala de aula. Fundamentada em DINIZ-PEREIRA (2011), pontuo a importância desse período no nosso currículo. Apresento também a abordagem utilizada, que se apoiou na gamificação (JAPIASSU; RACHED, 2020) como método de reflexão e fixação do conteúdo, neste caso, acentuação gráfica e o gênero conto, descrevendo o desenvolvimento dos jogos, sua aplicação e a receptividade dos alunos a esse método de ensino. No fim, comento alguns dos desafios enfrentados durante o processo, que metodologia se mostrou mais eficaz ao meu ver, e, os principais aprendizados dessa experiência de formação docente.
[1] Este relato está escrito em primeira pessoa do singular em respeito, e como forma de destaque, a atuação da primeira autora como estagiária. Ela desenvolveu a experiência ora descrita, que foi orientada e discutida a cada passo com a segunda autora.
Downloads
Referências
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A epistemologia da experiência na formação de professores: primeiras aproximações. Formação Docente, v. 02, n. 02, p. 83-93, 2010.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 203-218, 2011.
JAPIASSU, Renato B.; RACHED, Chennyfer D. A. A gamificação no processo de ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. Revista Educação em Foco, n. 12, p. 49-69, 2020.
TARDIF, Maurice et al. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, v. 1, n. 4, p. 215-253, 1991.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Revista 15 de outubro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.