DA OBSERVAÇÃO À PRÁTICA EFETIVA

DESAFIOS E APRENDIZADOS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8416657
Palavras-chave: Experiência de estágio, Prática docente, Aprendizados

Resumo

Resumo: Esse relato abarca as reflexões sobre a importância da experiência de estágio na formação docente. A experiência relatada ocorreu no primeiro período de retorno às aulas presenciais, em uma turma do 7° ano de uma escola pública do estado da Paraíba. Apresento[1] aqui, de forma detalhada, o meu período de observação e três semanas de prática docente, sem supervisão presente em sala de aula. Fundamentada em DINIZ-PEREIRA (2011), pontuo a importância desse período no nosso currículo. Apresento também a abordagem utilizada, que se apoiou na gamificação (JAPIASSU; RACHED, 2020) como método de reflexão e fixação do conteúdo, neste caso, acentuação gráfica e o gênero conto, descrevendo o desenvolvimento dos jogos, sua aplicação e a receptividade dos alunos a esse método de ensino. No fim, comento alguns dos desafios enfrentados durante o processo, que metodologia se mostrou mais eficaz ao meu ver, e, os principais aprendizados dessa experiência de formação docente.

 

[1] Este relato está escrito em primeira pessoa do singular em respeito, e como forma de destaque, a atuação da primeira autora como estagiária. Ela desenvolveu a experiência ora descrita, que foi orientada e discutida a cada passo com a segunda autora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A epistemologia da experiência na formação de professores: primeiras aproximações. Formação Docente, v. 02, n. 02, p. 83-93, 2010.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 203-218, 2011.

JAPIASSU, Renato B.; RACHED, Chennyfer D. A. A gamificação no processo de ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. Revista Educação em Foco, n. 12, p. 49-69, 2020.

TARDIF, Maurice et al. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, v. 1, n. 4, p. 215-253, 1991.

Downloads

Publicado em

26 de dezembro de 2022

Como Citar

ANDRADE, V.; LINO, D. DA OBSERVAÇÃO À PRÁTICA EFETIVA: DESAFIOS E APRENDIZADOS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 1, n. 1, p. 65–74, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8416657. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/307. Acesso em: 20 jul. 2024.

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.