O FENÔMENO DOS PRONOMES SUJEITO-OBJETO NA MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14057649
Palavras-chave: Português brasileiro, Análise linguística, Pronomes sujeito-objeto, Música brasileira contemporânea

Resumo

Até os dias de hoje, é comum nos depararmos com falantes nativos repetindo frases como “português é uma língua muito difícil” ou que “não sabem falar português”, isso se dá, sobretudo, pelo fato do português que estudamos na escola e vemos nas gramáticas não ser o português brasileiro que, de fato, utilizamos. Marcos Bagno é um dos maiores defensores de um estudo da língua portuguesa pautado em nosso Português Brasileiro culto, e em seu livro Português ou Brasileiro: um convite à pesquisa (2004), descreve várias tendências e traços que particularizam o nosso português, colocando-o no patamar de variante autônoma, já tão distinta do português europeu. Entre estes, está o fenômeno dos pronomes sujeito-objeto, descrito no capítulo Deixa eu dizer que te amo: Os pronomes sujeito-objeto, e principal motivação e base teórica desta pesquisa. Posto isto, o presente trabalho tem como objetivo, utilizando como corpus quatro músicas brasileiras lançadas pós anos 2000, explorar e analisar a ocorrência de tal fenômeno na música brasileira contemporânea, comprovando sua relevância como traço particularizante do Português Brasileiro. Para além disso, pretendemos, ainda, explorar possibilidades de trabalho com este fenômeno na Educação Básica. Com a análise do corpus, chegamos a conclusões muito próximas às propostas por Bagno, em especial a respeito da predominância dos pronomes de caso reto no português falado e na tendência geral — tanto na fala quanto na escrita — de pôr o sujeito em destaque e apagar o objeto. Por fim, apresentamos uma proposta de abordagem dos pronomes sujeito-objeto em sala de aula a partir de uma das músicas do corpus, que poderá servir, assim, como modelo para que outros docentes possam perpetuar o trabalho com tal fenômeno na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francyelle Loiola Ramos, Universidade Federal de Campina Grande

Atualmente, é graduanda em Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atuante na área de Literatura.

Referências

BAGNO, Marcos. Deixa eu dizer que te amo: os pronomes sujeito-objeto. In: BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro?: um convite à pesquisa. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2004.

BECHARA, Evanildo. O infinitivo e o gerúndio como predicativo. In: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2000. p. 431.

CATARINO, Dílson. Mandou-os se afastarem ou se afastar?. UOL. Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/duvidas-de-portugues/mandou-os-se-afastarem-ou-se-afastar.htm. 2015. Acesso em: abril de 2024.

CATARINO, Dílson. Sujeito Acusativo. Gramática On-line. Disponível em: <https://gramaticaonline.com.br/gramatica/sujeito-acusativo/?search=sujeito+acusativo>. 2018. Acesso em: abril de 2024.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 45. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.

CHORÃO. Ela vai voltar. EMI Brasil, 2005. Disponível em: https://www.letras.mus.br/charlie-brown-jr/603740/

______. I feel so good today. EMI Brasil, 2005. Disponível em: https://www.letras.mus.br/charlie-brown-jr/300367/

CUNHA, Celso. CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

______. Unidades básicas do ensino de português. In: ______. O texto na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Ática, 2011.

KIKÃO, Luciano. Jogando gelo. Studio R, 2012. Disponível em: https://www.letras.mus.br/forrozao-ja-kero/jogando-gelo/

LINO DE ARAÚJO, Denise. Análise Linguística em Função da Leitura: Sugestões

Metodológicas. In: ______; FERREIRA, Elisa Cristina Amorim; CARVALHO, Aluska Silva. Língua e Literatura no Ensino Médio: Propostas. 2. ed. Campina Grande: EDUFCG, 2019.

ROCHA LIMA. Gramática normativa da língua portuguesa. 49. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

SEU JORGE. Me deixa em paz. Som livre, 2007. Disponível em: https://www.letras.mus.br/seu-jorge/1226986/

Downloads

Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

LOIOLA RAMOS, F.; ARA´ÚJO, D. L. de. O FENÔMENO DOS PRONOMES SUJEITO-OBJETO NA MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 04–15, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14057649. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/3088. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Dossiê