O FENÔMENO DOS PRONOMES SUJEITO-OBJETO NA MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14057649Resumo
Até os dias de hoje, é comum nos depararmos com falantes nativos repetindo frases como “português é uma língua muito difícil” ou que “não sabem falar português”, isso se dá, sobretudo, pelo fato do português que estudamos na escola e vemos nas gramáticas não ser o português brasileiro que, de fato, utilizamos. Marcos Bagno é um dos maiores defensores de um estudo da língua portuguesa pautado em nosso Português Brasileiro culto, e em seu livro Português ou Brasileiro: um convite à pesquisa (2004), descreve várias tendências e traços que particularizam o nosso português, colocando-o no patamar de variante autônoma, já tão distinta do português europeu. Entre estes, está o fenômeno dos pronomes sujeito-objeto, descrito no capítulo Deixa eu dizer que te amo: Os pronomes sujeito-objeto, e principal motivação e base teórica desta pesquisa. Posto isto, o presente trabalho tem como objetivo, utilizando como corpus quatro músicas brasileiras lançadas pós anos 2000, explorar e analisar a ocorrência de tal fenômeno na música brasileira contemporânea, comprovando sua relevância como traço particularizante do Português Brasileiro. Para além disso, pretendemos, ainda, explorar possibilidades de trabalho com este fenômeno na Educação Básica. Com a análise do corpus, chegamos a conclusões muito próximas às propostas por Bagno, em especial a respeito da predominância dos pronomes de caso reto no português falado e na tendência geral — tanto na fala quanto na escrita — de pôr o sujeito em destaque e apagar o objeto. Por fim, apresentamos uma proposta de abordagem dos pronomes sujeito-objeto em sala de aula a partir de uma das músicas do corpus, que poderá servir, assim, como modelo para que outros docentes possam perpetuar o trabalho com tal fenômeno na Educação Básica.
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