APRESENTAÇÃO DE VOCABULÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ANYTIME! ALWAYS READY FOR EDUCATION

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DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14058360
Palavras-chave: Vocabulário, Livro Didático, Língua Inglesa

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo classificar as atividades de apresentação de vocabulário presentes na seção específica do livro didático Anytime! Always Ready for Education. Com base nas reflexões sobre estratégias de ensino de vocabulário (GATTOLIN, 1998; BEZERRA, 1999; LEFFA, 2000; THORNBURY, 2002; LEWIS, 1997), nos conceitos levantados acerca do léxico (ANTUNES, 2012; KRIEGER, 2014; RIO-TORTO, 2006), que ratificam a importância do desenvolvimento da competência lexical; nas considerações sobre o papel do livro didático e o ensino de língua inglesa, realiza-se a tipificação das atividades como forma de verificar a existência de sistematização e variedade dos exercícios propostos. Por meio da análise de dados, percebe-se que a apresentação de vocabulário está diretamente relacionada às práticas seguintes, como de leitura e escrita, como forma de preparação. Pode-se perceber que as atividades de correspondência e de criação de frases ou textos foram predominantes, seguindo sempre o mesmo modelo, e , por isso, reforçamos a necessidade de explorar o vocabulário de forma mais diversa de forma que ofereça aos estudantes diferentes meios de contato inicial com as palavras e contextos significativos que promovam o exercício das habilidades de leitura, escuta, escrita e fala de forma prazerosa e reflexiva. 

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Referências

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Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

OLIVEIRA, L. E. . S.; FLORENCIO, J. H. N. . APRESENTAÇÃO DE VOCABULÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ANYTIME! ALWAYS READY FOR EDUCATION. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 104–119, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14058360. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/2194. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Artigos