APRESENTAÇÃO DE VOCABULÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ANYTIME! ALWAYS READY FOR EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14058360Resumo
O presente trabalho tem como objetivo classificar as atividades de apresentação de vocabulário presentes na seção específica do livro didático Anytime! Always Ready for Education. Com base nas reflexões sobre estratégias de ensino de vocabulário (GATTOLIN, 1998; BEZERRA, 1999; LEFFA, 2000; THORNBURY, 2002; LEWIS, 1997), nos conceitos levantados acerca do léxico (ANTUNES, 2012; KRIEGER, 2014; RIO-TORTO, 2006), que ratificam a importância do desenvolvimento da competência lexical; nas considerações sobre o papel do livro didático e o ensino de língua inglesa, realiza-se a tipificação das atividades como forma de verificar a existência de sistematização e variedade dos exercícios propostos. Por meio da análise de dados, percebe-se que a apresentação de vocabulário está diretamente relacionada às práticas seguintes, como de leitura e escrita, como forma de preparação. Pode-se perceber que as atividades de correspondência e de criação de frases ou textos foram predominantes, seguindo sempre o mesmo modelo, e , por isso, reforçamos a necessidade de explorar o vocabulário de forma mais diversa de forma que ofereça aos estudantes diferentes meios de contato inicial com as palavras e contextos significativos que promovam o exercício das habilidades de leitura, escuta, escrita e fala de forma prazerosa e reflexiva.
Downloads
Referências
Referências
ANTUNES, I. C. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ANTUNES, I. C. Muito além da gramática: por um ensino sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ARAÚJO, L. B. O livro didático de língua inglesa e o PNLD: um olhar reflexivo sob o viés da Linguística Aplicada. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37797/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Laryssa%20Barros%20Ara%c3%bajo.pdf. Acesso em: 06/11/2022
BEZERRA, M. A. Leitura e escrita: condições para aquisição de vocabulário. Intercâmbio: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, São Paulo, v. 8, abr./1999. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/4034/2681. Acesso em: 30/01/2022
CASTRO, L. de O. S. Apresentação de vocabulário em livros didáticos de inglês como língua estrangeira: uma análise dos níveis iniciais das séries Interchange 3rd Edition, American Headway e American Inside Out. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27355. Acesso em: 29/01/2021
Cunningsworth, A. Choosing Your Coursebook. Oxford: Heineman, 1995.
DIAS, E. O ensino do léxico:a proposta do livro didático. Uberlândia: Olhares & Trilhas, vol. 4 , p.27-35, 2004. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/3564. Acesso em: 06/06/2023.
GIL, B. D. Ensino de vocabulário e competência lexical. Niterói: Gragoatá, n. 40, p. 445-464, 1. sem. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33392/19379. Acesso em: 06/11/2022
ISQUERDO, A. N. e KRIEGER, M. G.( Orgs.) As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia e terminologia, vol. II, Editora UFMS, Campo Grande, MS, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3554/1/AS%20CI%C3%8ANCIAS%20DO%20L%C3%89XICO__novo_web.pdf. Acesso em: 06/11/2022
KRIEGER, M. da G. Heterogeneidade e dinamismo do léxico: impactos sobre a lexicografia. Confluências, n. 46, 1o semestre, Rio de Janeiro, 323-334, 2014. Disponível em: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/download/22/12. Acesso em: 06/11/2022
LEFFA, V. J. (Org.). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem. Pelotas: Educat, 2000.
LEWIS, Michael. Implementing the Lexical Approach: Putting Theory into Practice. England: Language Teaching Publications, 1997.
MARQUES, A.; CARDOSO, A. C. Anytime! Always ready for education. São Paulo:Editora Saraiva, 2020.
MOREIRA, M. A. Q. A aquisição de vocabulário por intermédio da leitura. Curitiba: 2000.
Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/24422/D%20-%20MOREIRA,%20MARIA%20AMELIA%20QUELHAS.pdf?sequence=1. Acesso em: 22/07/2023.
RESENDE, P. de. O tratamento dado às expressões idiomáticas em sala de aula. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_250.pdf. Acesso em: 06/11/2022
RIO-TORTO, G. M. O léxico: semântica e gramática das unidades lexicais. In: Maria Francisca Athayde, ed. lit., Estudos sobre o léxico e gramática, nº 23, Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra: 2006. Disponível em: https://eg.uc.pt/bitstream/10316/13412/1/O%20L%C3%A9xico%20%3A%20sem%C3%A2ntica%20e%20gram%C3%A1tica%20das%20unidades%20lexicais.pdf. Acesso em: 06/11/2022
SARMENTO, S.; LAMBERTS, D. von der H. O papel do livro didático no ensino de inglês: aspectos sobre sua importância, escolha e utilização. Vitória: Revista (Con) Textos Linguísticos, v. 10 n. 17, 2016.
SILVA, R. C. da; PARREIRAS, V. A.; FERNANDES, G. G. M. Avaliação e escolha de livros didáticos de inglês a partir do PNLD: uma proposta para guiar a análise. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.18, n.2, p. 355-377, jul./dez. 2015
Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15286/9474
THORNBURY, S. How to Teach Vocabulary, Harlow: Pearson, 2002.
TÍLIO, R. C. O papel do livro didático no ensino de língua estrangeira. Rio de Janeiro: Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, vol VII, n XXVI, Jul- Set, 2008.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista 15 de outubro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.