O FUTURO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E AS NOVAS FRONTEIRAS DO ENSINO

entrevista com Marcos Bagno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14058351
Palavras-chave: Português Brasileiro, Análise linguística, Ensino de Língua Materna

Resumo

A entrevista a seguir é fruto da disciplina eletiva Estudos do Português Falado, ministrada no período 2023.2, para os discentes do curso de Licenciatura em Letras Português do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. O trabalho final deste componente curricular envolveu a turma em um processo de formulação, roteirização, realização e rextualização de uma entrevista. Este último realizado pelos envolvidos com o auxílio da inteligência artificial[1] para a transcrição e reorganização das falas.

Este trabalho é resultado de uma imersão inicial no tema o Português falado no Brasil. Durante esse processo, encontramo-nos com diversas obras do linguista e professor pesquisador Marcos Bagno[2], da Universidade de Brasília (UNB), que gentilmente aceitou participar de uma entrevista via Google Meet[3].  Considerando sua relevância como um dos principais linguistas brasileiros da atualidade, dispensamos a apresentação de seu perfil, entretanto, sugerimos ao leitor que consulte o currículo Lattes do entrevistado, indicado no rodapé.

Pedimos aos leitores que compreendam este texto como uma síntese de aprendizados que lança questões pertinentes à formação de professores de Língua Portuguesa. Tendo essa perspectiva em vista, organizamos o conteúdo em três blocos, a saber: (1) Pontos de contato e diferenças entre o Português Brasileiro e o Português Europeu; (2) Características específicas do Português Brasileiro; e, (3) Reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa.

 

[1] Foram usados os seguintes recursos de IA para transcrição: Transkriptor. A primeira versão da retextualização foi feita com auxílio do auxílio do ChatGPT. A versão final, a correção linguística e ordem das perguntas é de responsabilidade das organizadoras.

[2] Lattes: http://lattes.cnpq.br/9975840620597737.

[3] Entrevista concedida em 06/05/2024.

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Biografia do Autor

Amanda Lopes Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande

LIcenciada em Letras Português, pela UFCG. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, UFCG. 

Beatriz Farias Almeida , Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino Universidade Federal de Campina Grande

Licenciada em Letras Português, pela UFCG. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, UFCG. 

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Denise Lino de Araújo é Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Tem formação em Linguística Aplicada (LA), numa vertente mestiça e indisciplinar, construída no Pós-doutorado em Educação, feito no GECC FAE/UFMG, 2012-2013; no Doutorado em Educação, USP 2004; no Mestrado em LA, pela Unicamp, em 1995; na Especialização em LA pela PUC MG, em 1993, e na graduação em Letras/Português, pela UFPB em 1991. Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de Português como língua materna, em especial no Ensino Médio, a transposição didática, currículo, os objetos de ensino e a formação de professores de Português. Em função desses temas, orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado. Idealizadora e coordenadora do projeto de ensino ENEM na PALMA da MÃO. Membro do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino e do GT da ANPOLL Ensino e a Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada. Coordenadora PIBID- LETRAS/CH/UFCG 2022-2024. Ex-tutora do PET-LETRAS/UFCG; Ex- coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - UFCG ORCID https://orcid.org/0000-0002-5426-340X

Referências

BAGNO M, RANGEL E de O. Tarefas da educação lingüística no Brasil. Rev bras linguist apld[Internet]. 2005;5(1):63–81.

https://doi.org/10.1590/S1984-63982005000100004

BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? (um convite à pesquisa). São Paulo: Parábola Editorial, 2001.

VIEIRA, F.E. e FARACO, C.A.

Gramática do português brasileiro escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2023.

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Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

BEZERRA, A. L.; ALMEIDA , B. F.; ARAÚJO, D. L. de. O FUTURO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E AS NOVAS FRONTEIRAS DO ENSINO : entrevista com Marcos Bagno. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 93–103, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14058351. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/4557. Acesso em: 3 dez. 2024.

Seção

Entrevista