O FUTURO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E AS NOVAS FRONTEIRAS DO ENSINO
entrevista com Marcos Bagno
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14058351Resumen
A entrevista a seguir é fruto da disciplina eletiva Estudos do Português Falado, ministrada no período 2023.2, para os discentes do curso de Licenciatura em Letras Português do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. O trabalho final deste componente curricular envolveu a turma em um processo de formulação, roteirização, realização e rextualização de uma entrevista. Este último realizado pelos envolvidos com o auxílio da inteligência artificial[1] para a transcrição e reorganização das falas.
Este trabalho é resultado de uma imersão inicial no tema o Português falado no Brasil. Durante esse processo, encontramo-nos com diversas obras do linguista e professor pesquisador Marcos Bagno[2], da Universidade de Brasília (UNB), que gentilmente aceitou participar de uma entrevista via Google Meet[3]. Considerando sua relevância como um dos principais linguistas brasileiros da atualidade, dispensamos a apresentação de seu perfil, entretanto, sugerimos ao leitor que consulte o currículo Lattes do entrevistado, indicado no rodapé.
Pedimos aos leitores que compreendam este texto como uma síntese de aprendizados que lança questões pertinentes à formação de professores de Língua Portuguesa. Tendo essa perspectiva em vista, organizamos o conteúdo em três blocos, a saber: (1) Pontos de contato e diferenças entre o Português Brasileiro e o Português Europeu; (2) Características específicas do Português Brasileiro; e, (3) Reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa.
[1] Foram usados os seguintes recursos de IA para transcrição: Transkriptor. A primeira versão da retextualização foi feita com auxílio do auxílio do ChatGPT. A versão final, a correção linguística e ordem das perguntas é de responsabilidade das organizadoras.
[2] Lattes: http://lattes.cnpq.br/9975840620597737.
[3] Entrevista concedida em 06/05/2024.
Descargas
Citas
BAGNO M, RANGEL E de O. Tarefas da educação lingüística no Brasil. Rev bras linguist apld[Internet]. 2005;5(1):63–81.
https://doi.org/10.1590/S1984-63982005000100004
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? (um convite à pesquisa). São Paulo: Parábola Editorial, 2001.
VIEIRA, F.E. e FARACO, C.A.
Gramática do português brasileiro escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista 15 de outubro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.