Poesia cantada: encontros e entrelaçamentos, do livro ao videoclipe e vice-versa
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10058454Resumo
O mundo contemporâneo nos acena diariamente com estímulos verbais, visuais e sonoros por todos os lados. Com as crianças não é diferente: no papel ou nas telas, elas convivem com vídeos, canções e livros que permeiam o seu universo fabulado. Da poesia que foi musicada ao livro gestado a partir da canção, são muitos os exemplos desses encontros e entrelaçamentos entre diferentes semioses e suportes na literatura infantil brasileira contemporânea que, inclusive, compõem acervos dos programas do livro que repertoriam nossas escolas públicas. Assim, neste trabalho, apresentamos uma breve análise das obras Assim Assado, de Eva Furnari, e Eu, de Paulo Tatit e Sandra Peres, pertencentes aos acervos do Programa Nacional do Livro Didático – Obras complementares, de 2010, e ao Programa Nacional do Livro Didático – PNLD Literário, de 2018, respectivamente, cotejando-as com os videoclipes das canções que as precederam ou das quais sucedem. Neste percurso, convidamos à reflexão sobre como esses encontros e entrelaçamentos podem ser profícuos para formação do leitor crítico e estético (ECO, 2003), especialmente durante a aprendizagem inicial da língua escrita, no processo de alfabetização e letramento (SOARES, 2016; 2020; MORAIS, 2012; 2019).
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira de. A formação do leitor. In: ZANCHETTA JR., J. (Org.). Caderno de formação: Formação de professores – Didática dos Conteúdos – Conteúdos e Didática de Língua Portuguesa e Literatura. São Paulo: UNESP - UNIVESP, Pró-Reitoria de Graduação, Cultura Acadêmica, 2011, p. 104-116.
AGUIAR, Vera Teixeira de; MARTHA, Alice Áurea Penteado. Poesia infantil e juvenil na contemporaneidade. In. Silva, Maurício; Navas, Diana; FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro (Orgs.). Produção literária infantil e juvenil contemporânea: reflexões acerca da pós-modernidade. São Paulo: BT Acadêmica, 2018.
BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Acervos complementares: as áreas do conhecimento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2009.
CAMARGO, Maria Aparecida Santana. Alfabetização imagética: uma forma da construção da própria cidadania (CEREJA/SP). Revista do Programa Alfabetização Solidária, v. 1, p.1-7, 2004.
CORRÊA, Hércules Tolêdo. Contos, recontos e reendereçamentos: uma mesma matriz, diferentes retextualizações para públicos e gostos diversos. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís (Orgs.). Teclas e dígitos: leitura, literatura & mercado. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
CLÜVER, Claus. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Literatura e Sociedade, p. 33-55, 1997. Disponível em:[https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p37-55]. Acesso em: 24 abr. 2021.
ECO, Umberto. Sobre literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.
FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5.ed. rev. ampl. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma biblioteca vivida. Assis, 2008. 300p. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
FURNARI, Eva. Assim assado. São Paulo: Moderna, 2010.
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v.49, n.2, jul/dez 2010, p.455-479.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução: Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MENEGAZI, Douglas. DEBUS, Eliana Santana Dias. O design da Literatura Infantil: uma investigação do livro ilustrado contemporâneo. Calidoscópio Vol. 16, n. 2, p. 273-285, mai/ago 2018.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
ROJO, Roxane. Novos multiletramentos e protótipos de ensino: por um web-currículo. In: CORDEIRO, Glaís Sales.; BARROS, Eliana Merlin Deganutti; GONÇALVES, Adair Vieira (Orgs.) Letramentos, objetos e instrumentos de ensino: gêneros textuais, sequências e gestos didáticos. Campinas, SP: Pontes, 2017
SILVA, Mauricio. Usos da Literatura na Educação Infantil: um percurso entre o pedagógico e o estético. In: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; NAVAS, Diana; HUMMES, Julia Maria; DAL BELLO, Márcia Pessoa (Orgs.) Educação & o Belo e o Sublime. São Paulo: BT Acadêmica, 2017.
SOARES, Magda. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
TATIT, Paulo; PERES, Sandra. Eu. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2018.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.