Jornalismo e destacamento: uma análise discursiva de destacamentos no jornal Folha de S Paulo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.8160130
Mots-clés : Destacamento, Jornalismo, Analyse du discours, Technotexte, Twitter

Résumé

O jornal Folha de S.Paulo faz uso da rede social Twitter para compartilhar notícias na forma de threads, o que é uma maneira de ultrapassar o limite de caracteres imposto pela plataforma e dar continuidade ao tecnotexto (PAVEAU,2021). Nestas threads são encontrados enunciados que passaram pelo processo de destacamento fraco (MAINGUENEAU, 2014), sendo assim, é possível clicar nos links presentes e conferir o texto-fonte na íntegra. Pormeio da base teórico-metodológica da Análise do Discurso Francesa este artigo busca encontrar as diferenças e semelhanças entre os enunciados que passaram pelo processo de destacamento no jornalismo impresso e no digital. Para isso, foi realizada a comparação entre os destacamentos encontrados em catorze tuítes, seis matérias jornalísticas publicadas no site e cinco textos presentes no jornal impresso, todos com o mesmo tema e publicados em um espaço de dois dias, buscando classificar e compreender quantitativamente e qualitativamente os destacamentos segundo os enquadramentos propostos por Maingueneau (2014). Assim foi possível checar a prevalência de enquadres que propõem uma suposta maior “imparcialidade” e “isenção”, características propostas pelo discurso jornalístico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fellipe de Souza Gualberto Leite, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho IBILCE-Unesp

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - FAAC Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design - Unesp. Bauru. Mestrando no programa de graduação de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho IBILCE-Unesp, São José do RioPreto.

Érika de Moraes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho"- UNESP

Docente na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho"- UNESP, Faculdade de Arquitetura,Artes, Comunicação e Design (FAAC), Câmpus de Bauru; credenciada no Programa de Pós-Graduaçãoem Estudos Linguísticos do IBILCE-UNESP, Câmpus de São José do Rio Preto. Doutora em Linguísticapela UNICAMP, com pós-doutoramento pela Université Paris-Sorbonne.

Références

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

DIAS, C. Análise do Discurso digital: Sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes Editores, 2018.

FOUCAULT, M. Retornar a História. In: Ditos e Escritos volume II. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Organização: Manoel Barros da Motta. 3° Edição. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 2013. p.282-295.

FREIRE, E. N. O design no jornal impresso diário. Do tipográfico ao digital. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p.291-310, dez. 2009.

KRIEG-PLANQUE, A. Analisar discursos institucionais. Tradução por Luciana Salazar Salgado e Helena Boschi - Uberlândia: EDUFU, 2018.

LAGE, N. Ideologia e técnica da notícia. 3a ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1981.

LAGE, N. Teoria e técnica do texto jornalístico. 7a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MAINGUENEAU, D. Cenas da Enunciação. Organização Sírio Possenti e Maria Cecília Perez de Souza-e-Silva. 2a ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução por Sírio Possenti. 2a ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008b.

MAINGUENEAU, D. Frases sem texto. Tradução por Sírio Possenti [et al.]. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

MORAES, Érika de. A sintaxe do destacamento como elemento discursivo da contemporaneidade. Revista Estudos Linguísticos. São Paulo, v. 49, ed. 3, p. 1551, 2020.

MORAES, Érika de. Aplicativos de notícias e efeitos de sentidos: representações internacionais sobre o Brasil (em UOL e Le Monde). São Paulo: Editora Unesp Digital, 2019.

MORAES, Érika de. Aplicativos de notícias e efeitos de sentidos: diferenças de destacamento. Revista de Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 46, ed. 3, 2017.

MORAES, Érika de. Mídias sociais, identidade e autoria. Revista de Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 41, ed. 3, 2012.

PAVEAU, M. A. Análise do Discurso Digital: Dicionário das formas e das práticas. Campinas: Pontes Editores, 2021.

Publiée

octobre 12, 2022

Comment citer

LEITE, F. de S. G.; MORAES, Érika de. Jornalismo e destacamento: uma análise discursiva de destacamentos no jornal Folha de S Paulo. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 148–180, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8160130. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/907. Acesso em: 21 nov. 2024.

Rubrique

Des articles