A literatura e a formação do leitor: algumas considerações

Auteurs

  • Francisco das Chagas Souza Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mots-clés :

Leitor, Leitura, Literatura Infantojuvenil

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i2.960

Estabelecer o contato do indivíduo com a língua escrita é, sem dúvida, condição sinequa non para que se possa constituir o leitor. A formação do leitor crítico foi o cerne da dissertação de mestrado em Letras (PROFLETRAS) realizada no CFP/UFCG. O trabalho que teve como título: “Monteiro Lobato e o leitor infantojuvenil: consensos, polêmicas e sugestões”, apresenta teorias e propostas no tocante à construção de um leitor proficiente. Nesse sentido, o presente artigo é parte de um conjunto de ideias que defendem a tese de que a literatura é imprescindível, desde a mais tenra idade, nesse processo no qual o ser humano lida com a palavra escrita. Ultrapassando o aspecto lúdico, o texto literário pode oferecer uma riqueza linguística e cultural imensurável. Desse modo, este trabalho traz uma breve reflexão acerca das nuances presentes no texto literário e a sua função, mais pragmática, quando se cogita construir um leitor com amplo discernimento e maior maturidade. O ônus dessa empreitada não deve se restringir ao contexto escolar, mas a conjuntura socioeconômica, na qual se está inserido, faz com que a sala de aula seja determinante no êxito da formação de indivíduos que possam ter a autonomia intelectual outorgada pela leitura.

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Biographie de l'auteur

Francisco das Chagas Souza Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Letras pelo programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte, Pau dos Ferros (RN), Brasil.

Publiée

2023-10-14

Comment citer

COSTA, Francisco das Chagas Souza. A literatura e a formação do leitor: algumas considerações. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 2, p. 254–271, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1543. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

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