A literatura e a formação do leitor: algumas considerações

Authors

  • Francisco das Chagas Souza Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Keywords: Leitor, Leitura, Literatura Infantojuvenil

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i2.960

Estabelecer o contato do indivíduo com a língua escrita é, sem dúvida, condição sinequa non para que se possa constituir o leitor. A formação do leitor crítico foi o cerne da dissertação de mestrado em Letras (PROFLETRAS) realizada no CFP/UFCG. O trabalho que teve como título: “Monteiro Lobato e o leitor infantojuvenil: consensos, polêmicas e sugestões”, apresenta teorias e propostas no tocante à construção de um leitor proficiente. Nesse sentido, o presente artigo é parte de um conjunto de ideias que defendem a tese de que a literatura é imprescindível, desde a mais tenra idade, nesse processo no qual o ser humano lida com a palavra escrita. Ultrapassando o aspecto lúdico, o texto literário pode oferecer uma riqueza linguística e cultural imensurável. Desse modo, este trabalho traz uma breve reflexão acerca das nuances presentes no texto literário e a sua função, mais pragmática, quando se cogita construir um leitor com amplo discernimento e maior maturidade. O ônus dessa empreitada não deve se restringir ao contexto escolar, mas a conjuntura socioeconômica, na qual se está inserido, faz com que a sala de aula seja determinante no êxito da formação de indivíduos que possam ter a autonomia intelectual outorgada pela leitura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Francisco das Chagas Souza Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Letras pelo programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte, Pau dos Ferros (RN), Brasil.

Published

October 14, 2023

How to Cite

COSTA, F. das C. S. A literatura e a formação do leitor: algumas considerações. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 2, p. 254–271, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1543. Acesso em: 22 jul. 2024.

Section

Artigos de temas livres