Biografismo de Greta Thunberg contra as mudanças climáticas e a pandemia: os perfis educativo e alarmista

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DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.8408673
Mots-clés : Biografismo, Mudanças Climáticas, Educativa, Alarmista

Résumé

A cobertura de discursos da estudante sueca Greta Thunberg e de suas ações por parte dos sites de notícias, desde 2018, tem a tendência de dar visibilidade a seus perfis pessoais de engajada e coerente, e seus perfis sociais de educativa e alarmista a respeito das mudanças climáticas. Faremos uso da Ecocrítica (GARRARD, 2006), do jornalismo ambiental (BOYKOFF, 2011) e do método biográfico de investigar o campo fenomenológico do sujeito e compreender a extensão das suas experiências e de seus sentidos (BOAS, 2008), com a intenção de atestar o construto desses perfis da ativista em quatro matérias jornalísticas dos sites G1 do Grupo Globo de Comunicação, Deutsche Welle Brasil e BBCNews Brasil. Investigaremos se esse biografismo transita por uma mentalidade planetária e uma consciência ecológica interdependente e solidária contra uma crise global do ecossistema terrestre e da pandemia de Covid-19, características da educação e da comunicação do futuro nos termos de Edgar Morin (2003). Concluiremos que Greta Thunberg é cética em relação à apatia dos governantes e autêntica a respeito das causas climáticas defendidas, dizimando falsas
incoerências entre seus papéis educativos e alarmistas com o intuito de criticar e reformar as mentalidades planetárias.

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Biographie de l'auteur

Simão Farias Almeida, Universidade Federal de Roraima

Professor Doutor da Universidade Federal de Roraima – Boa Vista/RR – Brasil. Pesquisador de comunicação ambiental, jornalismo ambiental e ecocrítica.

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Publiée

décembre 29, 2021

Comment citer

ALMEIDA, S. F. . Biografismo de Greta Thunberg contra as mudanças climáticas e a pandemia: os perfis educativo e alarmista. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 4, p. 42–68, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.8408673. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1271. Acesso em: 25 déc. 2024.

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