Estudos comparados em literatura e a formação do leitor
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14542539Resumen
O que se pretende discutir neste artigo é a possibilidade de os Estudos Comparados em Literatura colaborarem com a formação do leitor, na infância. Procura-se demonstrar que o caminho da comparação, oferecido pela Literatura Comparada, insere o leitor em um processo que aguça a capacidade de observar, fomenta a habilidade de justificar e argumentar. Para explicitar o debate que se pretende fazer, toma-se como objeto de análise a obra de Ziraldo O menino maluquinho, destinada ao público infantil, em três de suas formas artísticas: a literatura, o seriado de TV e o filme. Na análise desenvolvida demonstram-se os aspectos mais evidentes e mais sutis de construção dos personagens, de análise da concepção de infância e de tempo trazidas pelas peças artísticas estudadas. A base do estudo parte das concepções de Tânia Carvalhal que compreende a Literatura Comparada como estratégia interdisciplinar e aponta o como esta concepção traz para os estudos literários traços de mobilidade, e evidencia a natureza mediadora e da atuação comparativista, motivo pelo qual considera-se que ler comparativamente é caminho virtuoso para a formação do leitor.
Descargas
Citas
AUTOR. Esta referência não será incluída para não identificar o autor deste artigo.
CARVALHAL, Tania Franco. Literatura comparada. São Paulo, Ática, 2006. 4.ed. rev. e ampliada. (Princípios ; 58)
CARVALHAL, Tania Franco. Literatura Comparada: a estratégia interdisciplinar. Rev. Bras. de Literatura . Comparada, n. 2 1- 03/91
MENINO Maluquinho, o filme. Direção: Helvécio Ratton. Produção: Europa filmes. Roteiro: Maria Gessy, Alcione Araujo, Helvécio Ratton e Ziraldo. Intérpretes: Samuel Costa, Patrícia Pillar, Roberto Bontempo, Tonico Pereira entre outros. 1995. DVD (82 min).
PINTO, Ziraldo. O Menino Maluquinho. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1980.
UM MENINO MUITO MALUQUINHO[Seriado]. Direção: César Rodrigues. Roteiro: Anna Muylaert. Criação Anna Muylaert e Cao Hamburguer. Brasil. TV Brasil. 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.