A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira
Resumen
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.107 La Fontaine é referência quanto ao gênero fábula, seja pelo caráter crítico que elas possuem, seja por conseguirem atingir tanto o público adulto, quanto o infantil, dando vida aos animais. Neste trabalho, buscamos entender a partir de uma pesquisa qualitativa e documental, a crítica social implícita na personagem „formiga‟. Em seguida, apresentamos uma proposta de trabalho a ser realizada em aulas de língua francesa para iniciantes, evidenciando a importância do texto literário na didática de línguas estrangeiras e buscando mostrar como estabelecer uma relação harmônica entre o ensino de língua e a literatura. Escolhemos três fábulas de La Fontaine, tendo a formiga como um dos personagens, a saber: La cigale et la fourmi, La colombe et la fourmi e La mouche et la fourmi. Tomamos como referencial teórico os trabalhos de Pinheiro (2006) e Pinheiro-Mariz (2007) em suas reflexões a respeito da importância do trabalho com texto poético em sala de aula e como este trabalho pode auxiliar no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira, respectivamente. Percebemos que as fábulas em questão apresentam uma crítica social bastante atual, favorecendo a leitura literária em contexto de ensino de línguas, promovendo também a formação humana, além de propiciar estratégias para trabalhar com o léxico, dentre outras questões ligadas ao ensino. Esta proposta de trabalho leva o aprendiz a exercitar as competências de compreensão e expressão, tanto no eixo da oralidade, quanto da escrita; considerando-se, sempre, uma adequação que estimule uma formação completa do aprendiz.Descargas
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Publicado
octubre 22, 2023
Cómo citar
LIMA, F. de S. .; PINHEIRO-MARIZ, J. A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 1, n. 1, p. 79–94, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892. Acesso em: 25 nov. 2024.
Sección
Artigos de temas livres
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