Concisão e influência na literatura: micro-contos a caminho das ‘Greguerías’, de Ramón Gómez de la Serna
Resumen
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.1006
O presente trabalho pretende discutir como micro-contos, escritos em língua espanhola e portuguesa, podem ser associados aos microtextos literários denominados “greguerías” pelo vanguardista espanhol Ramón Gómez de la Serna. Nosso estudo, portanto, não se limita a prestar uma atenção aos gêneros com fronteiras demarcadas pelo cânone da Crítica Literária, a saber, a prosa e a poesia, ou a subgêneros tais como o romance, a novela, o conto, ou o poema, senão a textos mínimos que abrem mão do apenas “contar” ou “cantar”, concedendo em grau mais intenso tal tarefa ao leitor. Sônia van Dijck Lima, em “Concisão: sétima proposta para este milênio” (2008), será nosso principal aporte teórico durante o curso da escrita do trabalho, já que a mesma vê a concisão como uma das principais tendências da literatura contemporânea. Através dos métodos da Literatura Comparada, ou mediante a ação de análise da influência de literatura(s) sobre outra(s), acabamos por perceber que muitos mini-relatos, minicontos, abandonaram a função “narrativa”, pela razão de uma história já não ser evidenciada no texto. É nesse momento que essas microficções são concisas, não-narrativas, contêm metaforicidade mínima e apelam para o humorístico, assim como as “greguerías” de Ramón, e, ainda que estas últimas estruturalmente se assemelhem a aforismos e máximas, ambos os textos esboçam querer narrar algo, ou facultar o poder ao leitor de contar o que não se contou.
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