“O caso da vara” e “Pai contra mãe”: Entre a Normalização e crise da concepção do humano
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1461
Este artigo se propõe a apresentar uma leitura dos contos “O caso da vara” e “Pai contra mãe”, escritos por Machado de Assis na segunda metade do século XIX, a partir das ações de suas personagens, respectivamente Damião e Cândido Neves, que são evidenciadas pelo narrador, de maneira irônica. A fim de discutirmos as representações do comportamento do escravizador, partimos do que Maestri (2004) considera como normalização, e observamos as formas como na narrativa a ordem natural da vida humana é posta em questão e pode desencadear uma crise nesta noção normalizada do que seria o ser humano, considerando também as reflexões de Pinsky (2010), Foucault (2016) e Chalhoub (2003). Portanto, enaltece-se a forma como é retrata a crueldade perante o sujeito escravizado nos contos machadianos, contribuindo para a reflexão a respeito das consequências dos mecanismos abjetos de violência utilizados num passado recente da história brasileira dentro da realidade cotidiana.
Downloads
Referências
ASSIS, M. Instinto de nacionalidade: Notícia da Atual literatura brasileira. In: COUTINHO, A. (org.). Caminhos do pensamento crítico. Rio de Janeiro: Pallas S.A., 1980.
ASSIS, M. O caso da vara. Disponível em: . Acesso em: 19 de março de 2019.
ASSIS, M. Pai contra mãe. Disponível em: . Acesso em: 19 de março de 2019.
CHALHOUB, S. Machado de Assis, historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. RAMALHETE, R. (trad.). Imprenta: Petrópolis, Vozes, 2016.
LISBOA, M. O Negro no Brasil: a dura luta pela inserção social. In: revista Rumos: economia e desenvolvimento. Ano 25, nº 183, p. 24-32, abr. 2001.
MAESTRI, Mário. A pedagogia do medo: disciplina, aprendizado e trabalho na escravidão brasileira. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. (Org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Séc. XVIXVIII. Petrópolis, RS: Editora Vozes, 2004, v. 1, p. 192-209.
PINSKY, Jaime. A escravidão no Brasil. 21. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
PROENÇA FILHO, Domicio. Permanência e atualidade da ficção machadiana. In: Melhores contos Machado de Assis. São Paulo: Global, 2001.
ROSTAND, M. Anúncios de escravos fugidos no Rio Grande do Norte. Disponível em: . Acesso em: 20 de abril de 2019.
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.