Refletindo sobre a literatura infantojuvenil a partir da tradução e da adaptação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13824713
Keywords: Tradução, Adaptação, Literatura Infantojuvenil, Cultura

Abstract

Através da oralidade ou das contações lidas e/ou assistidas, entramos em contato com narrativas seculares da literatura infantojuvenil que perduram através da tradução e da adaptação. Tais textos são provenientes de outros contextos culturais e chegam à contemporaneidade por meio de interpretações que mantêm os textos vivos e ampliam suas possibilidades de compreensão. O objetivo deste artigo é o de relacionar a tradução, a adaptação e a literatura infantojuvenil, buscando refletir sobre como o entendimento sobre tradução e adaptação pode ser proveitoso para uma reflexão acerca dos contos clássicos da literatura infantojuvenil. A partir de um artigo do tipo conceitual (Williams; Chesterman, 2009), os principais teóricos que norteiam esta discussão são Jakobson (2012), Bassnett (2002), Plaza (2003) e House (2013), que embasam a argumentação sobre tradução; Katan (1999), Laraia (2001), Bassnett (2002) e Santos (2010), sobre cultura; Hutcheon (2013) e Ribas (2014), sobre adaptação; e Lajolo e Zilberman (2007), Silva (2009) e Macêdo (2019), com uma discussão sobre o percurso da literatura infantojuvenil, incluindo a adaptação de contos clássicos. Concluímos que pensar a literatura infantojuvenil, especificamente os contos de clássicos, a partir da tradução e da adaptação, através de aspectos linguísticos, estéticos e culturais, permite a visualização de como os textos são ressignificados, valorizando o gênero e abrindo espaço para que narrativas já conhecidas pelo público em geral sejam reconstruídas em culturas diversas ao longo dos tempos e para que a tradução e a adaptação sejam valorizadas e tratadas de forma independente do texto fonte a partir de uma perspectiva que considere novos públicos e contextos de circulação.

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Author Biographies

Marília Cacho, Universidade Federal de Campina Grande

PhD student of the Graduate Program on Language and Teaching (PPGLE) at the Federal University of Campina Grande (UFCG). Professor of the undergraduate course of Letras (English) at the State University of Paraíba (UEPB). Currently researches in the Translation Studies area.

Sinara Branco, Universidade Federal de Campina Grande

Professor at the Federal University of Campina Grande, teaching in the undergraduate course of Modern Languages - English and doing research at the Post-Graduation Program of Language and Teaching (Linguagem e Ensino).

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Published

October 22, 2024

How to Cite

CACHO, M.; BRANCO, S. Refletindo sobre a literatura infantojuvenil a partir da tradução e da adaptação. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 1, p. e1278, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13824713. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1278. Acesso em: 4 nov. 2024.

Section

n.1 - 2024 - Dossiê: Estudos linguísticos e literários