Jornalismo e destacamento: uma análise discursiva de destacamentos no jornal Folha de S Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8160130
Palavras-chave: Destacamento, Jornalismo, Analyse du discours, Technotexte, Twitter

Resumo

O jornal Folha de S.Paulo faz uso da rede social Twitter para compartilhar notícias na forma de threads, o que é uma maneira de ultrapassar o limite de caracteres imposto pela plataforma e dar continuidade ao tecnotexto (PAVEAU,2021). Nestas threads são encontrados enunciados que passaram pelo processo de destacamento fraco (MAINGUENEAU, 2014), sendo assim, é possível clicar nos links presentes e conferir o texto-fonte na íntegra. Pormeio da base teórico-metodológica da Análise do Discurso Francesa este artigo busca encontrar as diferenças e semelhanças entre os enunciados que passaram pelo processo de destacamento no jornalismo impresso e no digital. Para isso, foi realizada a comparação entre os destacamentos encontrados em catorze tuítes, seis matérias jornalísticas publicadas no site e cinco textos presentes no jornal impresso, todos com o mesmo tema e publicados em um espaço de dois dias, buscando classificar e compreender quantitativamente e qualitativamente os destacamentos segundo os enquadramentos propostos por Maingueneau (2014). Assim foi possível checar a prevalência de enquadres que propõem uma suposta maior “imparcialidade” e “isenção”, características propostas pelo discurso jornalístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fellipe de Souza Gualberto Leite, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho IBILCE-Unesp

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - FAAC Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design - Unesp. Bauru. Mestrando no programa de graduação de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho IBILCE-Unesp, São José do RioPreto.

Érika de Moraes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho"- UNESP

Docente na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho"- UNESP, Faculdade de Arquitetura,Artes, Comunicação e Design (FAAC), Câmpus de Bauru; credenciada no Programa de Pós-Graduaçãoem Estudos Linguísticos do IBILCE-UNESP, Câmpus de São José do Rio Preto. Doutora em Linguísticapela UNICAMP, com pós-doutoramento pela Université Paris-Sorbonne.

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

DIAS, C. Análise do Discurso digital: Sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes Editores, 2018.

FOUCAULT, M. Retornar a História. In: Ditos e Escritos volume II. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Organização: Manoel Barros da Motta. 3° Edição. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 2013. p.282-295.

FREIRE, E. N. O design no jornal impresso diário. Do tipográfico ao digital. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p.291-310, dez. 2009.

KRIEG-PLANQUE, A. Analisar discursos institucionais. Tradução por Luciana Salazar Salgado e Helena Boschi - Uberlândia: EDUFU, 2018.

LAGE, N. Ideologia e técnica da notícia. 3a ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1981.

LAGE, N. Teoria e técnica do texto jornalístico. 7a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MAINGUENEAU, D. Cenas da Enunciação. Organização Sírio Possenti e Maria Cecília Perez de Souza-e-Silva. 2a ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução por Sírio Possenti. 2a ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008b.

MAINGUENEAU, D. Frases sem texto. Tradução por Sírio Possenti [et al.]. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

MORAES, Érika de. A sintaxe do destacamento como elemento discursivo da contemporaneidade. Revista Estudos Linguísticos. São Paulo, v. 49, ed. 3, p. 1551, 2020.

MORAES, Érika de. Aplicativos de notícias e efeitos de sentidos: representações internacionais sobre o Brasil (em UOL e Le Monde). São Paulo: Editora Unesp Digital, 2019.

MORAES, Érika de. Aplicativos de notícias e efeitos de sentidos: diferenças de destacamento. Revista de Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 46, ed. 3, 2017.

MORAES, Érika de. Mídias sociais, identidade e autoria. Revista de Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 41, ed. 3, 2012.

PAVEAU, M. A. Análise do Discurso Digital: Dicionário das formas e das práticas. Campinas: Pontes Editores, 2021.

Downloads

Publicado em

12 de outubro de 2022

Como Citar

LEITE, F. de S. G.; MORAES, Érika de. Jornalismo e destacamento: uma análise discursiva de destacamentos no jornal Folha de S Paulo. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 148–180, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8160130. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/907. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Artigos